Fazenda Experimental da UFMG conquista certificação por boas práticas leiteiras

'Fazenda Nota 10' foi obtida pela segunda vez consecutiva e exigiu a adoção de protocolos em todos os processos de manejo dos animais

Equipe da Fazenda Experimental certificada: Fazenda Nota 10
Equipe da Fazenda Experimental certificada: Fazenda Nota 10 Sandra Gesteira Coelho | UFMG

O setor de Bovinocultura de Leite da Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa da Escola de Veterinária, localizada em Igarapé, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, a certificação Fazenda Nota 10 em razão de suas boas práticas em gestão, bem-estar animal, infraestrutura e qualidade do leite.

Esses quatro pilares embasam a certificação, criada em 2018 pela Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) para incentivar a profissionalização e adoção das boas práticas agropecuárias nas propriedades leiteiras do estado. Cada pilar está associado a estratégias de manejo e ferramentas diversas, adotadas para garantir o cumprimento dos objetivos inerentes às atividades.

“Para obter a certificação, tivemos que estabelecer protocolos e procedimentos em todas as ações de manejo dos animais, o que gerou padronização de procedimentos, maior organização e economia de tempo e recursos financeiros", informa a professora Sandra Gesteira Coelho, que lidera a equipe da fazenda experimental.

A equipe responsável pelo trabalho de preparação para a certificação Fazenda Nota 10 é formada, ainda, pelo doutorando em Produção Animal Hilton do Carmo Diniz Neto, pela técnica Fabiana Cunha, pelo administrador Uibirá Tupinambás e pelo diretor Diogo Gonzaga Jayme. Representantes de outros setores da Escola de Veterinária também apoiaram o trabalho, como Álan Maia Borges, da Produção, Rodrigo Melo Menezes, Elias Jorge Facury Filho e Antônio Último de Carvalho, da Clínica de Ruminantes, Lívio Ribeiro Molina, da Qualidade do Leite, e Diogo Gonzaga Jayme, da Forragicultura e Alimentos.

As estratégias de manejo utilizadas na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa e a descrição do sistema atual de produção estão disponíveis na edição 97 dos Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia, produzidos pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG), pela Escola de Veterinária da UFMG e  pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fepe-UFMG).

A certificação
O processo de certificação consiste na avaliação sistemática das atividades desenvolvidas na propriedade como forma de averiguar se elas estão de acordo com o programa e se foram implementadas com eficácia. Como cada propriedade apresenta suas particularidades, deve adequar seus métodos para cumprimento dos requisitos obrigatórios, de acordo com suas capacidades e limitações.

Em caso de conformidade aos parâmetros requisitados, a fazenda conquista a certificação e passa a receber, durante um ano, bonificação de três centavos por litro de leite entregue. Depois desse período, nova auditoria é realizada para reavaliação e adequação de todos os requisitos, levando-se em conta os conceitos mais recentes recomendados e embasados pela literatura científica.