Notícias Externas

Festival Feed Dog exibe documentários dedicados a moda

Festival de origem espanhola tem 2ª edição em BH

 

O filme 'Celebration', de Olivier Meyrou, sobre o estilista Yves Saint Laurent abre a programação do Feed Dog 2019
O filme 'Celebration', de Olivier Meyrou, sobre o estilista Yves Saint Laurent abre a programação do Feed Dog 2019 Olivier Meyrou

A palavra moda vem do latim modus, que significa jeito ou maneira. Embora esse termo evoque algumas noções do senso comum, como desfiles e vitrines de luxo, a moda vai muito além desses conceitos. Ela é um fenômeno sociocultural que abrange o modo como indivíduos de uma sociedade se comportam ou se vestem em uma determinada época. Por meio dela, é possível entender melhor os costumes, hábitos e modos de vida dessa população, auxiliando nos estudos antropológicos e culturais.
Como indústria, a moda se tornou uma das mais fortes no mundo depois da globalização, e o Brasil tem um papel importante nesse crescimento. Nós somos o quinto país com a maior produção têxtil do mundo, gerando contratos para 1 milhão e 500 mil brasileiros e a fabricação de quase 2 bilhões de toneladas de roupas por dia, de acordo com levantamento da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil.
Nesta semana, a indústria da moda será protagonista em BH. O Feed Dog Brasil - Festival Internacional de Documentários de Moda volta a trazer o universo fashion para a capital mineira, com exibições de filmes e oficinas gratuitas. A programação estará no Museu da Moda de BH, no Sesc Palladium e no Campus João Pinheiro 2 da Una, no Centro.


A jornalista, especializada em cinema e curadora do Feed Dog, Flávia Guerra, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 1.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O Feed Dog - Festival Internacional de Documentários de Moda de 2019 começa nesta terça-feira, às 20h, com a exibição do longa francês Celebration, no Sesc Palladium. O filme segue a trajetória do estilista francês Yves Saint Laurent, que fundou em 1961 uma das marcas de luxo mais conhecidas do planeta. O documentário é dirigido por Olivier Meyrou, e chegou a ser censurado por Pierre Bergé, que co-fundou a marca com Saint Laurent.  A entrada é gratuita, com retirada de senhas na bilheteria da casa 30 min antes da sessão. O Sesc Palladium fica na rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro.
A programação do Feed Dog vai até o domingo, dia 6 de outubro, com exibições de filmes e oficinas gratuitas no MUMO - Museu da Moda de BH, Sesc Palladium e na Una — Campus João Pinheiro 2. Mais informações sobre o Feed Dog no site ou em facebook.com/feeddogbrasil.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória