Arte e Cultura

Patrimônio de Minas, artesanato do Jequitinhonha volta a colorir o campus Pampulha

Feira reúne, até sábado, 90 expositores de 26 municípios; instalação plástico-sonora, música e homenagens são outras atrações

Até sábado, 17 de setembro, o campus Pampulha recebe a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult) e do Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. 

A feira, que volta a ser realizada presencialmente após a interrupção provocada pela pandemia, tem apresentações musicais, exposição e uma homenagem a Elza Có, mestra guardiã da cultura popular, e Gesilene Pataxó, mestra artesã. A iniciativa vai ao encontro da proposta da UFMG de acolher os saberes das culturas afrodescendentes, indígenas e populares.

A homenagem que será prestada às mestras na sexta-feira (às 16h), na Praça de Serviços, representa um reconhecimento à força desses saberes ancestrais e destaca o papel das homenageadas como patrimônios culturais mineiros. Outra atração é a instalação plástico-sonora Sinfonia, do artista visual Pierre Fonseca, de Araçuaí. Ele montou na Praça de Serviços um painel interativo em que as pessoas poderão ver pássaros do cerrado e ouvir seus cantos, utilizando a tecnologia QR Code de seus celulares. A obra exibe espécies que podem ser encontradas no campus Pampulha da Universidade.  

Programação cultural
15/9 (quinta), às 17h30 – Show Cantar é viver, das Meninas de Sinhá
16/9 (sexta), às 12h30 - Show Encantos de Minas, de Wilson Dias
Diariamente: Sinfonia, instalação plástico-sonora de Pierre Fonseca 

Serviço
21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG
Local: Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Pampulha)
Funcionamento: segunda a quarta e sexta-feira, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 14h

Equipe: Crislândia Silva, Diego Balduino, Laura Bragança (produção), Márcia Botelho (edição de imagens) e Flávia Moraes (edição de conteúdo)