Arte e Cultura

Festival de Verão mergulha no universo dos quadrinhos

Influência da geopolítica na trajetória do Superman será abordada em oficina

A cultura dos quadrinhos ganhou espaço generoso no 13° Festival de Verão da UFMG com a oferta das oficinas Todo mundo consegue fazer quadrinhos; Superman, das origens nos quadrinhos à Segunda Guerra Mundial e Desenho e cartoon. O gênero surgiu nos Estados Unidos ainda no século 19 como republicação de tiras de jornal.

Para participar das oficinas, não é preciso saber desenhar

Todo mundo consegue fazer quadrinhos
“Para participar, não é preciso saber desenhar”, esclarece, de imediato, o oficineiro Daniel Leal Werneck, docente da Escola de Belas Artes, da UFMG. O professor explica que os participantes terão a oportunidade de aprender a desenvolver fundamentos da narrativa em quadrinhos, como legibilidade, ritmo e narrativa. “Nosso foco será criar personagens e contar histórias”.

Werneck pede aos participantes que levem seus materiais para a confecção das histórias. "Não é preciso nada de especial. Apenas papel A4 comum, desses que a gente usa na impressora, lápis, borracha, canetinha preta de ponta grossa".

A oficina terá três turmas com 20 vagas cada, respectivamente nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro. Ela será realizada no Conservatório UFMG e é aberta a pessoas com mais de 14 anos.

Superman, das origens à Segunda Guerra Mundial
O pano de fundo por trás da criação e evolução do Superman será tratado na oficina ministrada pelo historiador Afonso Andrade, graduado pela UFMG. "Abordarei o contexto sociocultural do personagem, que nasceu em 1937, e o modo como a política influenciou a sua história."

Andrade, que é coordenador do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, diz que promoverá um bate-papo sobre o personagem, cuja história será contada até o fim da Segunda Guerra Mundial, época em que ele se consolida na cultura dos quadrinhos. "A narrativa é diretamente afetada pelo entre-guerras e pela crise de 1929."

A oficina, agendada para 11 fevereiro, no Conservatório UFMG, tem 20 vagas. Podem participar interessados a partir de 16 anos.

Edição da revista Action Comics de junho de 1938
Edição da revista Action Comics de junho de 1938 Reprodução

Desenho e cartoon
Ministrada pelo cartunista surdo Lucas Ramon, a atividade representa uma oportunidade para o público manter contato com as múltiplas possibilidades do cartoon, expressão artística que retrata aspectos cotidianos de forma crítica.

A oficina terá tradução simultânea para o Português. Lucas Ramon apresentou pela primeira vez seus desenhos no Festival Internacional de Quadrinhos de 2015 com a obra Três patetas surdos.

Com a oferta de 15 vagas, a oficina será realizada no dia 11 de fevereiro, no Centro Cultural UFMG. Podem participar interessados com mais de 14 anos.

Inscrições
As inscrições para as três oficinas estão abertas e devem ser realizadas no Portal da Fundep. A taxa é de R$ 10. Dez por centro das vagas estão reservadas a alunos assistidos pela UFMG por meio da Fump (níveis 1, 2 e 3). Para manifestar interesse, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3409-6410 nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h.