Notícias Externas

Festival Via Dupla exibe peças em formatos adaptados ao confinamento

Segunda edição do evento realizado pelo Grupo Andante promove discussão sobre o cenário atual das artes cênicas

Espetáculo da Companhia Negra de Teatro 'Chão de pequenos' está no Festival Via Dupla
Espetáculo da Companhia Negra de Teatro 'Chão de pequenos' está no Festival Via Dupla Lucas Brito/Divulgação

O Festival Via Dupla de teatro realiza sua segunda edição, desta vez em formato remoto. A programação, gratuita, começou nessa segunda, 26, e vai até o dia 3 de maio. O evento internacional apresenta nove espetáculos, sete deles inéditos em Belo Horizonte, produzidos no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha e Uruguai. Integram a programação ainda debates ao vivo, em parceria com a Rede Euro-latinoamericana de Artes Escénicas (REDELAE). A iniciativa busca trazer obras variadas, divertidas e instigantes, em formatos adaptados ao momento de isolamento social, além de movimentar o setor das artes cênicas e promover o intercâmbio entre os países envolvidos.

O Grupo Andante, com 31 anos de trajetória e fundado por  Ângela Mourão e Marcelo Bones, curadores do Festival, sempre promoveu intercâmbios nacionais e internacionais. Na última década, cresceu o investimento na ampliação do diálogo com a América Latina, inclusive por meio de tradução e veiculação das obras em espanhol. Os espetáculos são disponibilizados no Youtube do Grupo Andante, do horário de estreia até as 23h59 do dia seguinte, legendados do português para o espanhol e vice-versa. Os três bate-papos são transmitidos ao vivo e ficam disponíveis durante todo o evento. A programação completa está disponível no perfil do Grupo Andante no Instagram.

Uma das curadoras do Festival Via Dupla e uma das fundadoras do Grupo Andante Ângela Mourão detalhou ao programa Expresso 104,5 desta terça, 27, a proposta do evento e a diversidade de sua programação e comentou sobre o cenário das artes cênicas neste momento de pandemia.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto

Publicação: Alessandra Dantas