Pesquisa e Inovação

Filósofo, antropólogo e sociólogo Bruno Latour ganha Dossiê organizado por professores da UFMG

O livro conta com uma entrevista com Bruno Latour roteirizada por mais de 10 pessoas

A teoria ator-rede, da qual o autor é um dos fundadores, é uma das ideias centrais nas discussões do livro
A teoria ator-rede, da qual o autor é um dos fundadores, é uma das ideias centrais nas discussões do livro Divulgação

A obra do filósofo, antropólogo e sociólogo Bruno Latour é uma das mais originais e influentes das últimas décadas e dialoga com diversas áreas de investigação. O livro Dossiê Bruno Latour, publicado pela Editora UFMG, reúne discussões e reflexões de aspectos delineadores dessa obra. Organizada pelos professores da UFMG Geane Alzamora, Joana Ziller e Francisco Ângelo Coutinho, a publicação apresenta as ideias de Latour pelo seu próprio ponto de vista, pelos pontos de vista de seus colegas e também de outros especialistas brasileiros. O livro tem 310 páginas e pode ser adquirido pelo site da Editora UFMG

O programa Noite Ilustrada, recebeu a professora Geane Alzamora, uma das organizadoras do livro, para falar sobre o  Dossiê Bruno Latour. A entrevista abordou alguns conceitos e posicionamentos do autor, bem como a relevância científica do filósofo e o processo de construção do livro. 

“A relevância de Latour se dá pela sua inserção nas várias áreas do conhecimento. Então ele tem uma perspectiva metodológica que é naturalmente transdisciplinar, mais do que interdisciplinar, porque cada um permaneceria no seu local de domínio. Em uma perspectiva transdisciplinar, vários saberes de domínios distintos constituem um terceiro elemento. Esse é um diferencial.”, explicou. 

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael