‘Culturas em movimento e processos criativos’ tem aula inaugural nesta quinta

Formação transversal contará com disciplinas em formatos inovadores

Nesta quinta-feira, 18, às 15h, o auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) recebe a aula inaugural da formação transversal Culturas em movimento e processos criativos, organizada pela Diretoria de Ação Cultural (DAC).

A aula, ministrada no formato mesa de debates, com o tema Culturas em movimento, será precedida por apresentação musical do quinteto Multiplayer. (Confira abaixo uma apresentação feita pela orquestra na Praça de Serviços da UFMG.)

Participam da aula inaugural as professoras Eneida Maria de Souza, da Faculdade de Letras, Glaura Lucas, da Escola de Música, e Sibelle Cornélio Diniz, da própria Face.

Eneida de Souza falará sobre Literatura, antropologia e história; Glaura Lucas, sobre O 'universo imenso' dos cantos afrobrasileiros na universidade; Sibelle Cornélio abordará a Economia da cultura e da criatividade.

Indisciplinar
Formações transversais são trajetos formativos não convencionais compostos por conjuntos de disciplinas tematicamente articuladas que resultam em uma competência específica.

Nelas, o aluno pode cursar uma ou várias disciplinas avulsas, que resultam em créditos de formação livre. Caso integralize as 360 horas ofertadas no percurso, o aluno recebe um certificado específico.

A formação transversal Culturas em movimento e processos criativos será composta de seminários e disciplinas batizadas de “indisciplinas”, por apostarem em formatos metodológicos inovadores.

Além disso, a formação conta com duas inovações: os Laboratórios transversais, em que o aluno se insere na rotina de laboratórios, grupos de pesquisa e projetos extensionistas da Universidade, e o Passaporte cultural, no qual o aluno é convidado à fruição de produções artísticas e culturais de linguagens variadas, que renderão créditos acadêmicos.

A aula aberta da formação transversal em Culturas em movimento e processos criativos é aberta ao público amplo.