Ensino

Formações transversais recebem matrículas de estudantes de graduação no fim deste mês

Iniciativa, que completa 10 de anos de criação, também é aberta a pós-graduandos e a pessoas da comunidade externa

Aula da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, no Campus Pampulha
Atividade da Formação Transversal em Saberes Tradicionais, no campus Pampulha Foto: saberestradicionais.org

Os estudantes de graduação poderão solicitar, nos dias 26 e 27 de fevereiro, a matrícula em atividades acadêmicas curriculares das formações transversais (núcleo complementar) pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). No caso das atividades de pós-graduação (núcleo avançado), o interessado deve encaminhar, até 1º de março, requerimento para a Secretaria das Formações Transversais. As orientações estão disponíveis neste informativo

“Em 2024, celebramos 10 anos da aprovação, pelo Cepe, da oferta das formações transversais aos estudantes de graduação. Ao longo de 2023, foram aprovadas, pela Câmara de Graduação, as reformulações curriculares de sete das nove formações propostas de 2015 a 2019. Uma nova formação transversal será ofertada a partir do primeiro semestre de 2024, e outras propostas estão em desenvolvimento”, informa o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira. Segundo ele, essa modalidade materializa o esforço da UFMG para oferecer, de forma estruturada, uma formação com espírito crítico e visão aprofundada em relação a grandes questões do país e da humanidade.

A UFMG conta com as formações em Saberes Tradicionais, em Divulgação Científica, em Relações Étnico-raciais: História da África e Cultura Afro-brasileira, em Culturas em Movimento e Processos Criativos, em Direitos Humanos, em Empreendedorismo e Inovação, em Gênero e Sexualidade: Perspectivas LGBTIQIA+, em Acessibilidade e Inclusão, em Estudos Internacionais e em Agricultura Familiar e Agroecologia, a mais recente delas, que será ofertada pela primeira vez em 2024.

As ementas de cada formação e as atividades acadêmicas que serão ofertadas no primeiro período letivo de 2024 estão no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Leia o projeto pedagógico de cada formação.

Diálogos com diversos saberes
“As formações transversais proporcionam aos estudantes traçar percursos que dialogam com diversas áreas do saber e possibilitam conhecer outras unidades da Universidade”, afirma a coordenadora do Colegiado Especial das Formações Transversais, Terezinha Rocha. Segundo ela, a UFMG organizará um evento neste ano para comemorar os 10 anos de lançamento da iniciativa.

Os estudantes de pós-graduação também podem solicitar matrícula, até 1º de março, nas atividades das formações, de acordo com as orientações deste documento. Pessoas da comunidade externa podem cursar as atividades como disciplina isolada, e o prazo para solicitação também é 1º de março.

Mais informações podem ser obtidas no site da Prograd, no perfil das formações no Instagram e na Secretaria das Formações Transversais: telefone (31) 3409-6590 e e-mail transversal@prograd.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Prograd