Extensão

Grupo PRAIA promove atividades de lazer no mês de conscientização sobre o autismo

Ação inclusiva em parque de trampolins de BH mostra que lugar de autista é em todo lugar!

No mês de abril, dedicado à conscientização sobre o transtorno do espectro autista, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) da UFMG promove várias ações para assegurar que os direitos das crianças autistas sejam garantidos, como o lazer. Uma empresa especializada em recreação infantil, parceira no projeto da universidade, ofereceu o espaço para a criançada,  acompanhada dos pais, se divertir de forma acolhedora e seguindo orientações de como lidar com as peculiaridades do autismo.

O programa capacitou monitores para acompanhar as crianças neuroatípicas (como as que são autistas) nos brinquedos instalados no único parque trampolim de Belo Horizonte. Como as pessoas neuroatípicas apresentam diferenças no processamento sensorial – hipersensibilidade à luz e a sons, dificuldades de autorregulação (como permanecerem por longo tempo em filas, por exemplo) –, o espaço passou por adaptações para que essas crianças se sentissem mais confortáveis. 

De acordo com a coordenação da Praia, muitas famílias evitam participar de atividades culturais e de lazer com seus filhos pelo receio do preconceito, da discriminação e por falta de monitores capacitados para lidar com as adversidades do autismo ou espaços inadequados.

A equipe da TV UFMG acompanhou uma das sessões gratuitas no espaço recreativo onde o direito às brincadeiras foi garantido destacando a importância da inclusão de crianças autistas em todo o lugar.

Serviços: 
Vila Trampolim Park Castelo
Endereço: R. Des. José Burnier, 53 - Castelo
Ingresso (para quem tem TEA) : R$19,90
* às terças, quartas e quintas
Telefone: (31) 98277-0440

Equipe: Soraya Fideles (produção), Ângelo Araújo (imagens), Otávio Zonatto (edição
de imagens) e Naiana Andrade (edição de conteúdo)