Pesquisa e Inovação

Grupo Praxis, da Arquitetura, lança e-book com comunicações de seu último seminário

Coletânea pode ser baixada gratuitamente no site do grupo de pesquisa

E-book 'Práticas sociais no espaço urbano: percursos e desdobramentos do grupo PRAXIS-EA/UFMG [2009-2022]'
E-book 'Práticas sociais no espaço urbano: percursos e desdobramentos do grupo Praxis-EA/UFMG [2009-2022]'

Para celebrar os seus 13 anos de atividades, o grupo de pesquisa Praxis (Práticas Sociais no Espaço Urbano), da Escola de Arquitetura da UFMG, acaba de lançar o e-book Práticas sociais no espaço urbano: percursos e desdobramentos do grupo Praxis-EA/UFMG [2009-2022]O e-book pode ser baixado gratuitamente na internet.

O livro reúne os trabalhos apresentados no Seminário Praxis 10+, realizado entre abril e maio de 2022, no âmbito das realizações do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG. 

Thiago Canettieri e Marina Sanders Paolinelli, professor e pesquisadora da Escola de Arquitetura, assinam o posfácio do livro. Nele, destacam que as discussões apresentadas no seminário – e por consequência no livro – “contribuem para revelar os limites e contradições de um certo ordenamento do espaço, dominado pelas formas sociais do capitalismo”.

Segundo os pesquisadores, as comunicações o fazem “abordando as práticas e discursos mobilizados por diversos agentes em diferentes contextos da cidade – seja em sua face dita ‘formal’, em que o capital, o Estado (e o planejamento urbano) determinam as regras do jogo; seja em sua face ‘informal’, onde os grupos sociais excluídos por essas mesmas regras criam e recriam formas de morar e viver”.

O grupo de pesquisa
Nascido em 2009, o grupo de pesquisa Praxis (Práticas Sociais no Espaço Urbano) sedia projetos de ensino, pesquisa e extensão financiados e/ou apoiados por distintas entidades, como CNPq, Capes, Fundação Ford, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), entre outras – e realizados em parceria com redes de pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, movimentos sociais e moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Coordenado pela professora Denise Morado, o grupo é sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura. Atualmente, o grupo está no Programa Grupos de Pesquisa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG.

Segundo sua própria descrição institucional, o grupo tem dois objetivos principais: “compreender a crise do modelo de cidade neoliberal e o modo como os processos de empresariamento e financeirização incidem sobre o planejamento e projeto urbano, incluindo a análise relacional dos grandes projetos, dos instrumentos urbanísticos e da produção técnico-especialista”; e “avançar na leitura do lugar e construção de uma cidade mais justa por meio das práticas, ferramentas e dos instrumentos de análise, representação e intervenção no espaço urbano”.

Livro (e-book): Práticas sociais no espaço urbano: percursos e desdobramentos do grupo Praxis-EA/UFMG [2009-2022]
Edição: Escola de Arquitetura (Praxis)
Organizadores: Denise Morado, Daniel Medeiros, Bruno Fernandes, Geruza Lustosa e Tarcísio Gontijo
Gratuito / 552 páginas

As sessões do seminário podem ser assistidas no canal do Ieat no YouTube.