Grupos que fazem 'arte no hospital' marcam encontro na UFMG

Programação terá debates, oficinas e intervenções no Hospital das Clínicas, Conservatório e Praça de Serviços

Trio Los Musiqueros
Trio Los Musiqueros; trabalho em unidades de pediatriaDivulgação

Os grupos Serelelepe e Los Musiqueros e a educadora musical Karina Malvicini promovem, de 10 a 12 de junho, o 1º Seminário Arte no Hospital. A proposta é conferir visibilidade às iniciativas artísticas desenvolvidas no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG e ao projeto Cultura y salud, desenvolvido por Julio Calvo, um dos membros de Los Musiqueros, em unidades de pediatria. As atividades serão realizadas no Hospital das Clínicas, no Conservatório UFMG e na Praça de Serviços. As inscrições estão abertas.

A abertura será realizada na segunda-feira, 10, às 9h, com a palestra A música como direito, ministrada pelo artista Julio Calvo, no Conservatório UFMG. Calvo falará de suas experiências com o Cultura y salud, que é desenvolvido desde 2011 em hospitais pediátricos da Argentina, México, Peru e França, e as múltiplas questões que atravessaram o programa.

Na tarde do mesmo dia, das 14h às 17h30, no Conservatório, serão apresentados os trabalhos que têm o HC como palco: Encatarte, Laboratório Janela da escuta - arte na espera musicoterapia hospitalar, Musicoterapia no Hospital João XXIII e o Instituto HAHAHA. Encerrando as atividades da segunda, o grupo argentino fará uma pequena apresentação no lançamento do livro Los Musiqueros: música y palavras, às 18h.

Oficinas serão realizadas na terça-feira, 11, das 9h às 12h: Los Musiqueros – música e palabras, Percepções – escutar com a pele!, com o Instituto HAHAHA, Musicoterapia, com Renato Sampaio e Frederico Pedrosa; e Oficina Serelepe, com os próprios membros do grupo. Às 16h, a unidade pediátrica do Hospital das Clínicas receberá intervenções artísticas coordenadas por Julio Calvo.

Encerrando a programação, no dia 12, Los Musiqueros se apresentará na Praça de Serviços, dentro do projeto Quarta Doze e Trinta. Arte no hospital é uma parceria da Escola de Música, do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina, do Conservatório UFMG, da Diretoria de Ação Cultural e da Escola de Belas Artes.

Neste vídeo, os integrantes do grupo argentino falam de seu trabalho: