Principal hospital do Vetor Norte, Risoleta Neves completa 21 anos

Sua área de influência alcança 1 milhão de pessoas em Belo Horizonte e municípios vizinhos

Além da comemoração de aniversário, o hospital lança sua nova marca e seu novo vídeo institucional
Fachada do HRTN: menor índice de cesáreas e pioneirismo em cuidados paliativos Sarah Dutra/UFMG

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) da UFMG completa 21 anos neste sábado, 21. A data será celebrada nesta sexta, 20, a partir das 9h, com o lançamento de marca e vídeo institucionais, em evento no Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), localizado na Rua das Gabirobas, bairro Vila Clóris.

O hospital receberá representantes do Ministério da Saúde, do governo de Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, profissionais de instituições da Rede de Atenção à Saúde, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), da UFMG e de outras organizações parceiras, além de representantes dos conselhos estadual, municipal e local de saúde e outros convidados.

Durante o evento, serão homenageadas instituições e pessoas que trabalham para que o hospital seja a principal unidade de referência hospitalar no Vetor Norte de Belo Horizonte e municípios do entorno, alcançando mais de 1 milhão de pessoas.

Perfil
O HRTN é um hospital de ensino, pesquisa e extensão, com forte atuação na formação de profissionais e na produção de conhecimento. A unidade recebe 2,3 mil alunos por ano e mantém cinco programas de residência médica – Clínica Médica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Trauma, Medicina Paliativa – e dois de residência multiprofissional em Saúde do Idoso e Intensivismo, Urgência e Trauma, além de ser campo de estágio para universidades.

O HRTN tem cerca de 370 leitos, seis salas cirúrgicas e ambulatório de egressos, estrutura que garante, em média, o atendimento de 6,1 mil casos de urgência e realização de 450 cirurgias, 270 partos e 1.500 internações mensais. Para isso, conta com mais de dois mil funcionários.

A unidade realiza atendimentos a vítimas de traumas, AVC, pacientes graves e críticos, gestantes e recém-nascidos. Sua maternidade, focada em parto humanizado, tem menor taxa de cesáreas de Belo Horizonte (23%).

Seu Serviço de Cuidados Paliativos, implantado há 10 anos, é pioneiro em Minas Gerais. É o único na capital com estrutura composta de ala própria com 16 leitos e outros oito leitos dedicados aos idosos. Conta com equipe multidisciplinar de atenção domiciliar, que desenvolve atuação efetiva no processo de desospitalização de pacientes da capital e de municípios vizinhos, e tem certificação Ouro no Programa de Aprimoramento da Qualidade Hospitalar, no âmbito do Proadi-SUS do Ministério da Saúde.

Com Assessoria de Comunicação do HRTN