Extensão

Risoleta Neves reabilita motoboys que se acidentam no trabalho

Perfil traçado pelo hospital em 2019 mostra que maioria das ocorrências envolvem motociclistas

Perfil traçado pela equipe do Hospital Risoleta Tolentino Neves, em 2019, mostra que foram atendidos 180 casos relacionados a acidentes de trabalho, 58 deles envolvendo motociclistas que exerciam o ofício de entregadores ou motoboys. “Os acidentes quase sempre são decorrentes de alguma conduta arriscada durante a função exercida”, explica o enfermeiro Rafael Mourão, cuja rotina é marcada pelo atendimento a traumas, fraturas e lesões.

Para Rafael Mourão, tão importante quanto o primeiro atendimento é a reabilitação e posterior reinserção social que o Risoleta Neves oferece com qualidade por meio do ambulatório de egressos. “Nosso indicador de reabilitação beira 100%. O trabalho da equipe multiprofissional, que reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos da cirurgia geral, vascular, plástica e neuro, dura de três a quatro meses e só termina quando o paciente volta a executar as atividades que exercia antes do acidente”, afirma o enfermeiro.

O hospital é referência no eixo Norte de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O estudo também revela que, somente no ano passado, foram realizadas 35 mil consultas no ambulatório de egressos e cerca de 5,5 mil cirurgias, além de mais de 50 mil atendimentos de urgência/emergência e cerca de 14 mil internações no pronto-socorro.

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens); Leonardo Milagres (edição de imagens); Gabriel Araújo (edição de conteúdo)