Pesquisa e Inovação

ICA implanta sistema para produção sustentável de carvão vegetal

Primeiro curso de construção dos fornos-fornalha foi realizado neste mês; nova formação será oferecida em fevereiro

Sistema de fornos-fornalha:
Sistema de fornos-fornalha: siderurgia sustentávelSilvia Tereza Evaristo / ICA-UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG implantou o Sistema Fornos-fornalha em seu campus. A iniciativa integra o projeto Siderurgia Sustentável, que incentiva a redução de gases de efeito estufa na siderurgia.

Trata-se de fornos de baixo custo para o produtor de carvão, adaptados à região e com baixo impacto sobre o meio ambiente. Humberto Fauller Siqueira, consultor técnico do projeto, explica que o sistema é composto de quatro fornos circulares e propicia mais eficiência na produção de carvão, com redução da emissão de fumaça. “Os quatro fornos circulares são acoplados a um queimador central, que tem eficiência de redução de quase 90% das emissões de gás metano, um gás de efeito estufa, e também das emissões de monóxido de carbono”, explica Humberto. O sistema será utilizado, em caráter experimental, em projetos de pesquisa, ensino e extensão.

O curso de construção do sistema, realizado de 18 a 21 de dezembro, foi gratuito. Participaram das atividades teóricas e práticas 13 pessoas, entre estudantes, técnicos e outros profissionais. Está prevista uma nova formação centrada na operação do sistema, estimada para fevereiro de 2020. “O projeto busca o desenvolvimento de tecnologias e processos sustentáveis para a produção e uso de carvão vegetal na indústria e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [estabelecidos pela ONU]”, explica o professor Edy Barauna.

O Projeto Siderurgia Sustentável conta com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente e é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente. A execução é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Governo de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação do ICA