ICB oferece curso sobre biossegurança em ambientes de saúde

A enfermeira Monica Stehling e a gestão de resíduos na Escola de Veterinária: item de biossegurança
A enfermeira Monica Stehling trabalha com gestão de resíduos na Escola de Veterinária: item de biossegurança Thaiz Maciel / UFMG

Profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação podem se inscrever no Curso de Biossegurança em Ambientes de Saúde, oferecido pelo Centro de Extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), até o dia 11 de outubro. As aulas, em total de 20 horas, serão realizadas de 16 a 20 de outubro, no prédio do Instituto.

O objetivo do curso é promover a conscientização para o desenvolvimento assertivo da biossegurança em ambientes de saúde, reforçando métodos e práticas essenciais para o trabalho seguro com produtos químicos, microrganismos e organismos geneticamente modificados (OGM), biotérios, radionuclídeos e para o gerenciamento adequado de resíduos de serviços de saúde. A abordagem do curso leva em conta também a importância das relações interpessoais e da ética,

Maria Aparecida Campana, mestre em Bioquímica e gerente de Resíduos do ICB, que coordenará o curso ao lado de Neuza Rodrigues, mestre em Saúde Pública, destaca a importância do cumprimento das normas de biossegurança: “Elas vão muito além das formalidades legais. É necessária a adoção de hábitos imprescindíveis para preservar a saúde do próprio trabalhador e a de todos os que atuam ao seu lado, assim como de suas famílias. A biossegurança também garante a qualidade dos produtos desenvolvidos”.

As matrículas devem ser feitas no posto de atendimento da Fundep, na Praça de Serviços do campus Pampulha, ou no site de cursos e eventos da UFMG.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-4220 e 3409-2533, pelo e-mail biosseguranca@icb.ufmg.br e no site do curso. Serão emitidos certificados de participação.