IEAT comemora 20 anos de fundação com palestras e apresentações de residentes
Seminário anual será realizado no dia 13
Em celebração às duas décadas de sua fundação, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG promove na próxima quinta-feira, 13 de junho, das 9h às 18h, o Seminário Anual IEAT 20 anos. O instituto nasceu das iniciativas da Universidade em articular as ações localizadas na confluência das grandes áreas do conhecimento da UFMG.
O evento será realizado no auditório A104 do CAD2. As inscrições, gratuitas, continuam abertas. Serão emitidos certificados.
A abertura será presidida pelo professor Estevam Las Casas, diretor do IEAT, que apresentará o planejamento e os desafios do Instituto para os próximos anos. Na sequência, Paulo Saldiva, presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP, fará palestra sobre saúde urbana. A programação segue com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos professores residentes e grupos de pesquisa do Instituto.
Da formação de professores à edição de genomas
Ainda na parte da manhã, às 11h, a professora Andréa Machado de Almeida Mattos, da Faculdade de Letras, vai falar sobre História, memória, pós-memória: novas possibilidades para a formação crítica de professores. Às 11h30, o trabalho Constitucionalismo, justiça de transição e juristocracia será apresentado pelo professor Emílio Peluso Neder Meyer, do Departamento de Direito Público.
A apresentação Edição de genomas e o controle de doenças no homem: contribuições ao debate sobre aspectos éticos e os limites das novas tecnologias será conduzida, a partir das 14h, pela professora Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia. Em seguida, a professora Cláudia Cardoso Martins, do Departamento de Psicologia, presidirá a mesa A contribuição da consciência fonêmica e da nomeação seriada rápida para a dislexia do desenvolvimento em português brasileiro.
Às 15h40, os docentes Roberto Luís de Melo Monte-Mór, da Face, e Ana Maria Rabelo Gomes, da FaE, vão falar sobre o tema Das economias alternativas às alternativas à economia. No encerramento da programação, a partir das 16h40, os professores Bráulio Figueiredo Alves da Silva, do Departamento de Sociologia, e Andréa Máris Campos Guerra, do Departamento de Psicologia, conduzirão os trabalhos da mesa Curso de vida e trajetória deliquencial.
Mais informações estão disponíveis no Portal do IEAT.