IEAT comemora 20 anos de fundação com palestras e apresentações de residentes

Seminário anual será realizado no dia 13

Paulo Saldiva, presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP, falará sobre saúde urbana no seminário do IEAT
Paulo Saldiva, presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP, falará sobre saúde urbanaErnani Coimbra / USP

Em celebração às duas décadas de sua fundação, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG promove na próxima quinta-feira, 13 de junho, das 9h às 18h, o Seminário Anual IEAT 20 anos. O instituto nasceu das iniciativas da Universidade em articular as ações localizadas na confluência das grandes áreas do conhecimento da UFMG.

O evento será realizado no auditório A104 do CAD2. As inscrições, gratuitas, continuam abertas. Serão emitidos certificados.

A abertura será presidida pelo professor Estevam Las Casas, diretor do IEAT, que apresentará o planejamento e os desafios do Instituto para os próximos anos. Na sequência, Paulo Saldiva, presidente do Instituto de Estudos Avançados da USP, fará palestra sobre saúde urbana. A programação segue com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos professores residentes e grupos de pesquisa do Instituto.

Da formação de professores à edição de genomas
Ainda na parte da manhã, às 11h, a professora Andréa Machado de Almeida Mattos, da Faculdade de Letras, vai falar sobre História, memória, pós-memória: novas possibilidades para a formação crítica de professores. Às 11h30, o trabalho Constitucionalismo, justiça de transição e juristocracia será apresentado pelo professor Emílio Peluso Neder Meyer, do Departamento de Direito Público.

A apresentação Edição de genomas e o controle de doenças no homem: contribuições ao debate sobre aspectos éticos e os limites das novas tecnologias será conduzida, a partir das 14h, pela professora Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia. Em seguida, a professora Cláudia Cardoso Martins, do Departamento de Psicologia, presidirá a mesa A contribuição da consciência fonêmica e da nomeação seriada rápida para a dislexia do desenvolvimento em português brasileiro.

Às 15h40, os docentes Roberto Luís de Melo Monte-Mór, da Face, e Ana Maria Rabelo Gomes, da FaE, vão falar sobre o tema Das economias alternativas às alternativas à economia. No encerramento da programação, a partir das 16h40, os professores Bráulio Figueiredo Alves da Silva, do Departamento de Sociologia, e Andréa Máris Campos Guerra, do Departamento de Psicologia, conduzirão os trabalhos da mesa Curso de vida e trajetória deliquencial.

Mais informações estão disponíveis no Portal do IEAT.