Debate sobre 'guinada direitista' abre ciclo que celebra 20 anos do IEAT

Tema será abordado nesta quinta-feira por cientistas políticos, antropóloga e historiador

Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga e jornalista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Rosana Pinheiro-Machado, antropóloga da UFSMFoto: Arquivo pessoal

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG inicia, neste mês, o Ciclo IEAT 20 anos, evento comemorativo do aniversário de duas décadas de sua fundação. Ao todo, o ciclo compreenderá a realização de seis atividades.

A primeira será uma mesa-redonda com o tema A guinada direitista no Brasil e no mundo: reflexões desde a história e as ciências sociais, nesta quinta-feira, dia 12, às 19h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1). A mesa é organizada em parceria com o Laboratório de História do Tempo Presente da Fafich.

Participam o professor António Costa Pinto, da Universidade de Lisboa, a antropóloga e jornalista Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e os professores da UFMG Carlos Ranulfo Melo, do Departamento de Ciência Política, e Rodrigo Patto Sá Motta, do Departamento de História.

Carlos Ranulfo Melo, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG
Carlos Ranulfo Melo, cientista político da UFMGFoto: Arquivo pessoal

Segundo Rodrigo Patto, a mesa reunirá pesquisadores de diferentes origens e competências acadêmicas para viabilizar uma discussão em perspectiva transdisciplinar e transnacional. “A ideia é analisar a guinada –  se é que se trata de expressão adequada –  direitista com base nas perspectivas da história e das ciências sociais, notadamente a ciência política e a antropologia, com o intuito de entender suas origens e seus impactos sociais, políticos e culturais”, explica o professor. Rodrigo Patto espera que o debate ajude a "compreender melhor os desafios atuais e a imaginar cenários futuros".

Pós-verdade
A segunda edição do Ciclo IEAT 20 anos vai contar com duas mesas-redondas no dia 19, quinta-feira, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2), com o tema Big data, crise epistêmica, pós-verdade. No evento, pesquisadores vão discutir o fenômeno da desinformação que é vivenciado atualmente e as possíveis formas de mitigar o problema.

A primeira, às 13h30, vai reunir o professor Fabrício Benevenuto, do Departamento de Ciência da Computação, Gilberto Scofield, diretor de estratégias e negócios da Agência Lupa, e Mônica Rosina, gerente de políticas públicas do Facebook. A segunda, às 15h30, contará com a participação dos professores da UFMG Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação, e Bruno Reis do Departamento Ciência Política, além do jornalista e doutor em Ciência Política pela USP, Leonardo Sakamoto.

A agenda dos próximos eventos do Ciclo IEAT 20 anos será divulgada em breve. Para a terceira atividade, já há a indicação da realização, em novembro, de seminário sobre mudança climática no Brasil, que deve contar com a presença de pesquisadores da UFMG e do exterior.