Ieat tem chamada aberta para apoiar grupos de pesquisa transdisciplinar

Podem se inscrever grupos existentes ou inéditos, que atuem em pelo menos duas áreas distintas de conhecimento

Centro de Telessaúde do HC tem proposta transdisciplinar e integra Rede de Telemedicina
Centro de Telessaúde do HC tem abordagem transdisciplinar e integra Rede de Telemedicina Divulgação | HC/UFMG/Ebserh

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) abriu inscrições para a chamada que apoiará dois grupos de pesquisa já existentes ou a serem constituídos na UFMG. Os grupos devem ter atuação transdisciplinar e se caracterizar pela excelência dos pesquisadores e pelo caráter avançado dos trabalhos, focados nos desafios atuais do conhecimento.

As inscrições seguem abertas até 21 de outubro e podem ser encaminhadas pelo e-mail editais@ieat.ufmg.br. As orientações sobre documentação e critérios estão no site do Ieat.

Além de apoiar o projeto dos grupos por dois anos (com prorrogação possível por mais 12 meses), a chamada tem o objetivo de incentivar a aproximação de pesquisadores que desenvolvem trabalhos com potencialidade transdisciplinar, articulando um conjunto de temas das diferentes áreas do conhecimento.

Critérios e apoio
Podem se inscrever pesquisadores com vínculo permanente na Universidade, voluntários ou eméritos, atuando em pelo menos duas grandes áreas de conhecimento, entre as quais, Humanidades, Letras e Artes, Ciências da Vida (incluindo Saúde) e Ciências da Natureza (incluindo Tecnologia). Os grupos também poderão incorporar membros da comunidade externa.

A novidade dessa chamada é que os dois grupos aprovados pelo Comitê Diretor do Ieat poderão solicitar à Pró-reitoria de Pesquisa a indicação de uma bolsa de iniciação científica. Além disso, os grupos terão suporte do Instituto para a captação de recursos de agências de fomento e de outros órgãos internos e externos à UFMG, assim como apoio em custeio de passagens e/ou diárias para participação dos coordenadores em eventos, realização de palestras, seminários e afins.

Os grupos de pesquisa também terão prioridade na submissão de livros à Coleção IEAT da Editora UFMG e na indicação de nomes para o Programa Cátedras, desde que haja relação com os projetos apresentados.

O resultado da seleção será divulgado em 13 de janeiro de 2023.