Iniciativa que oferece cursos para pessoas de baixa renda busca voluntários

Apresentação do Projeto Incluir e seleção dos interessados serão realizadas em fevereiro

Iniciativa promove sete cursos
Voluntário com crianças em atividade do Projeto Incluir
Facebook Projeto Incluir

Interessados em compartilhar conhecimento, ajudar pessoas e adquirir experiência e crescimento profissional poderão se inscrever como voluntários no Projeto Incluir, que oferece cursos em várias áreas a pessoas carentes. No dia 6 de fevereiro, das 16h às 17h30, e no dia 8, das 18h30 às 20h, na sala 2004 da Escola de Engenharia da UFMG, será realizada a apresentação anual do projeto e a inscrição de novos voluntários.

Após a inscrição, os voluntários passam por treinamento, que será realizado no dia 17 de fevereiro, das 8h30 às 12h, na sala 2004, também na Escola de Engenharia. Mais informações sobre o processo de inscrição de voluntários podem ser obtidas pelo e-mail redi@eicis.com.br ou pela página no Facebook.

Da educação financeira ao forró
Os voluntários podem se candidatar como professores dos seguintes cursos: empreendedorismo e negócios, educação financeira, informática, noções básicas de direito, inglês instrumental (diversos níveis), espanhol instrumental (básico), português para adultos, matemática, curso de reforço para crianças (matemática, ciências, língua portuguesa, física e química), capoeira, forró e artesanato.

Além de atua como docente, o interessado pode ser voluntário nas seguintes áreas administrativas: marketing, recursos humanos, secretaria e logística, tecnologia da informação e coordenação de cursos. Há também vagas para atividades de apoio comunitário em psicologia para a orientação profissional, direito para a orientação jurídica, assistência social e pedagogia para atendimento aos alunos.

A iniciativa engloba vários cursos de formação em cidadania e inclusão social. Em geral, os alunos são provenientes de comunidades carentes de Belo Horizonte e região, que procuram uma oportunidade de inclusão.

As atividades foram iniciadas em 2010, com a oferta de dois cursos de Formação em Cidadania que abordavam empreendedorismo, finanças, inteligência emocional, direito trabalhista e direito do consumidor. O público-alvo eram os profissionais das áreas de portaria e serviços gerais do campus Pampulha. Atualmente, os cursos são abertos para a comunidade em geral.

A iniciativa é apoiada pela Escola de Engenharia, pela Fundação Christiano Ottoni e por profissionais externos. A equipe é formada integralmente por voluntários, coordenados pelo fundador do projeto, professor Francisco Vidal Barbosa.