Extensão

Inscrições abertas para o 23º Encontro de Extensão

Estudantes da UFMG poderão submeter trabalhos vinculados a programas e projetos desenvolvidos na Universidade

No ano passado, encontro de extensão contou com apresentações presenciais no CAD1, no campus Pampulha
No ano passado, encontro de extensão teve apresentações presenciais no CAD1, campus Pampulha Comunicação Proex

Os estudantes da graduação e do ensino médio da UFMG que participam de atividades de extensão e, sobretudo, aqueles contemplados com bolsas podem inscrever trabalhos, até 8 de setembro, na edição de 2020 do Encontro de Extensão. As submissões devem ser feitas no sistema da 29ª Semana do Conhecimento, evento que ocorrerá virtualmente de 19 a 23 de outubro.

O 23º Encontro de Extensão é uma ótima oportunidade para os estudantes divulgarem, por meio de seus trabalhos – que podem ter um ou mais autores –, as atividades, os resultados ou os produtos desenvolvidos nos diversos projetos. A avaliação dos trabalhos vai considerar pontos relacionados às diretrizes do segmento, como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade e a interação com a sociedade. Neste ano, trabalhos oriundos de cursos e prestação de serviços também poderão ser submetidos.

Ao final do processo de seleção, cujas etapas estão descritas no Documento Referência do 23º Encontro de Extensão, 16 trabalhos serão indicados pela Câmara de Extensão para receber o prêmio Destaque de extensão, que será entregue dia 23 de outubro.

Os Centros de Extensão (Cenex) serão responsáveis pelo contato nas unidades acadêmicas – com estudantes, coordenadores e demais interessados – para esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e mobilização da comunidade interna com vistas à participação no evento.

Visualiza UFMG 2020
Durante a Semana do Conhecimento, os estudantes poderão ainda inscrever vídeos sobre projetos de ensino, pesquisa ou extensão no evento #VisualizaUFMG2020, Tecnologia, Ciência e Arte, que ocoorrerá, também virtualmente, de 20 a 22 de outubro.

Os vídeos poderão ser submetidos, até 8 de setembro, por meio do preenchimento deste formulário. Serão aceitos vídeos em formato digital, com duração de até três minutos, previamente aprovados por orientador no sistema.

O objetivo é dar maior visibilidade às ações desenvolvidas e ao conhecimento produzido na UFMG e estimular o protagonismo de estudantes de nível médio, de graduação e de pós-graduação em ações de divulgação científica.

Os trabalhos serão selecionados por uma comissão composta de professores da UFMG e convidados especialistas. Serão escolhidos até 30 vídeos para exibição no canal da Proex no YouTube e, desses, três de cada categoria (Ensino Técnico e Profissionalizante de Nível Médio, Graduação e Pós-graduação) serão exibidos na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG. O resultado final será divulgado até 19 de outubro.

Mais informações estão disponíveis na página da Pro-reitoria de Extensão, incluindo a chamada retificada, e também podem ser solicitadas pelo e-mail ddc-eventos@proex.ufmg.br.

A iniciativa é da Proex, por meio da Diretoria de Divulgação Científica, e da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). Veja também os vídeos selecionados de 2019.