Institucional

Inscritos no Enade podem solicitar nome social e atendimento específico para o dia da prova

Até 3 de setembro, estudantes que participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 podem solicitar atendimento especializado e/ou específico durante a prova, que será realizada no dia 26 de novembro, em todo o Brasil.

Neste ano, apesar de a responsabilidade pelas inscrições ser ainda dos coordenadores dos cursos, o estudante está encarregado de efetuar o seu cadastro, no qual deverá informar dados pessoais. O procedimento deve ser feito no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o edital que regulamenta o Exame, de 4 a 8 de setembro, após realizar seu cadastro, o estudante pode solicitar atendimento pelo nome social. Os pedidos serão encaminhados para análise e deferimento.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

O atendimento específico é oferecido a gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica. É possível ainda solicitar auxílio ou recurso, tais como: prova em Braille, prova com letra superampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete para pessoa com surdocegueira, auxílio para leitura, auxílio para transcrição, leitura labial, tempo adicional, sala de fácil acesso e mobiliário acessível.

Neste ano, participarão do Enade todos os estudantes com previsão de colação de grau (bacharelado) até julho de 2018 nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Matemática Computacional, Química Tecnológica e Sistema de Informação; Bacharelado e/ou licenciatura em Ciências Biológicas (presencial e Educação a Distância – EAD), Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia (presencial e EAD), História, Letras – Português, Matemática (presencial e EAD) e Química (presencial e EAD); Licenciatura em Artes Visuais, Educação Física, Letras-Inglês, Música e Pedagogia (presencial e EAD).