Extensão

'Chinatown em BH': Instituto Confúcio oferta aulas de mandarim à comunidade chinesa

Atividades ministradas no Shopping Oiapoque são destinadas a filhos de pessoas que trabalham ou residem na região central da capital mineira

O Instituto Confúcio da UFMG iniciou, neste mês, um projeto de ensino de mandarim para integrantes da comunidade chinesa que nasceram ou vieram ainda crianças para o Brasil. De acordo com o professor Liu Yi, diretor do Instituto, a demanda surgiu em conversas com alguns pais que manifestaram o desejo de transmitir conhecimentos sobre a cultura chinesa e de incluir o idioma na formação de seus filhos.

Em conversa com a TV UFMG, o empresário Zhou Zuanping, pai de Zhou Xin, diz que tanto o português quanto o mandarim são muito importantes para a educação de seus filhos. “Nós frequentemente contamos histórias da China para nossos filhos. Em casa, normalmente falamos em chinês, e fora de casa nós falamos português. Se, no futuro, eles falarem português, mas não souberem chinês, as interações com a geração mais velha serão cada vez menores", avalia.

Para facilitar o acesso da comunidade chinesa, as aulas são oferecidas no Shopping Oiapoque, no centro de Belo Horizonte, local onde muitos dos pais trabalham. Com base em um teste de nivelamento, duas turmas foram formadas, uma com crianças de 9 a 12 anos e outra com jovens de 13 a 17 anos.

Além dos cursos e da disciplina eletiva para alunos de graduação na UFMG, o Instituto Confúcio oferece aulas de chinês em escolas primárias e secundárias de Belo Horizonte. O professor Liu conta que a iniciativa integra projeto maior de divulgação do mandarim e expressa sua intenção de ampliar o ensino de língua e cultura chinesa para diferentes instituições. “No futuro, queremos ver os cursos de chinês do Instituto Confúcio sendo oferecidos a organizações governamentais em Minas, como a alfândega, a polícia e o aeroporto.”

Ficha técnica: Olívia Resende (produção, reportagem e edição de conteúdo), Ravik Gomes e Samuel do Vale (imagens), Patrick Tales (edição de imagens), Etel Souza e Jin Jing (tradução e legenda), Discovery Harbor/Blue Dot Sessions (trilha sonora) e Luciano Beiral (motorista)