Notícias Externas

Jovens do Coltec da UFMG dão lição de cidadania

O prazo para tirar o título de eleitor vence em 4 de maio.

Alunos do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, entre 16 e 17 anos, não precisam votar em outubro, mas muitos já correram atrás para tirar o título de eleitor. Para obter o documento, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e preencher dados cadastrais, além de fotos. Tudo pela internet. O download do aplicativo e-Título é de graça e pode ser feito na Google Play e na App Store; o aplicativo funciona tanto no sistema Android quanto no iOS. Travestis e transexuais que desejam incluir no título o nome social devem solicitar a alteração. Para fazer a mudança é necessário, apenas, a autodeclaração do nome com o qual a pessoa deseja ser identificada. O procedimento também pode ser feito pelo atendimento on-line. O prazo para tirar o título ou fazer qualquer atualização segue até dia 4 de maio.  

Para a mestre em Ciência Política pela UFMG Myla Freire, há uma impressão errada de que os jovens estariam se distanciando da política, pela descrença nos parlamentares ou no sistema político de forma geral. “Algumas pesquisas mostram que eles estão é se afastando do jeito formal de fazer política, fazendo a desfiliação partidária. Mas isso não significa que eles estejam sem interesse político. O que precisamos fazer é abrir os olhos desse público porque é uma etapa fundamental, também, que eles participem das eleições por ser o momento em que irão se fazer ouvir, como já o fazem nas redes sociais e em movimentos sociais”, afirma. 

O aumento da procura de jovens para tirar o título eleitoral, mesmo podendo optar, foi intensificado também, segundo a pesquisadora, depois de várias campanhas de incentivo feitas por influenciadores. Artistas brasileiros e até do exterior, como Mark Ruffalo, ator norte-americano, mais conhecido pelo papel de Bruce Banner, o “Hulk” no Universo Cinematográfico Marvel ajudaram a nessa procura dos jovens para tirar o título pela primeira vez.  

As redes sociais possuem grande impacto na atuação política de adolescentes, segundo especialistas em ciências políticas. Karine Godinho, aluna do COLTEC, soube que já podia tirar o título de eleitor aos 16 anos em um vídeo do TSE divulgado na rede social TikTok. Novas formas de divulgação de campanhas governamentais podem contribuir para a cidadania em públicos jovens,de forma diferente e instigante para o público jovem, conforme analisa Myla Freire. Ainda de acordo com ela, para assegurar a democracia e ensinar a importância do voto é fundamental aprender a dialogar com os jovens para que, desde cedo, eles aprendam a exercer a cidadania de forma consciente e responsável. 

Para algumas estudantes do COLTEC, a possibilidade de votar nas eleições de outubro, mesmo para quem o voto é facultativo, é uma forma importante de cidadania. Para elas, que representam o Grêmio Estudantil, ao votar a mulher também contribui para melhorar políticas públicas para todos os cidadãos, em especial para as próprias mulheres. Heitor Araújo reconhece que o voto é um importante instrumento de mudança social e, sem ele, nossos direitos podem ser violados: "a pessoa que não entende a política e não busca seus direitos é governado pelos outros”, afirma. 

Nome social 

Segundo o TSE, travestis e transexuais que desejam incluir no título o nome social para votar em outubro devem solicitar a alteração até o dia 04 de maio. Para fazer a mudança é necessário, apenas, a autodeclaração do nome com o qual a pessoa deseja ser identificada. O procedimento também dá para ser feito pelo atendimento online. Quer saber mais? Assiste ao vídeo!  

Equipe: Naiana Andrade (produção); Amanda Gomes (reportagem); Otávio Zonatto (edição de imagens); Naiana Andrade (edição de conteúdo) 

Naiana Andrade