Notícias Externas

Justiça nega pedido de adiamento do Enem 2020

Primeira reportagem da série especial sobre o Exame discute com alunos e especialistas a realização da prova em janeiro

Marcos Paulo Maia Fernandes
Marcos Paulo Maia Fernandes irá fazer o Enem pela primeira vezArquivo pessoal

A Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas do Enem 2020. Com isso, as provas impressas estão mantidas para os dias 17 e 24 de janeiro. A ação pedindo o adiamento do Exame foi protocolada na última sexta-feira pela Defensoria Pública da União em conjunto com entidades estudantis. O principal argumento para o pedido de mudança da data é o risco de contágio, já que a avaliação será aplicada em um momento de agravamento da pandemia. Só entre os dias 28 de dezembro e 10 de janeiro, foram registrados mais de 620 mil casos da doença. 

Na primeira reportagem da série especial sobre o Enem 2020, a Rádio UFMG Educativa conversou com estudantes e especialistas da área de saúde e educação para saber o que eles acham da realização da prova em janeiro. Inicialmente, o Exame estava marcado para novembro do ano passado, mas após pressão dos estudantes acabou sendo adiado pelo Ministério da Educação em função do coronavírus. São cerca de 5,8 milhões de candidatos inscritos para esta edição do Exame. 

Ouça a reportagem 1 da série especial sobre o Enem 2020

Na reportagem de amanhã (13/01), as medidas sanitárias adotadas pelo Ministério da Educação e dicas de prevenção para os candidatos ao Enem 2020.