Lançado edital do programa de desenvolvimento de ensino de graduação

​Iniciativa coordenada pela Prograd visa, entre outros objetivos, estimular o planejamento de estratégias para implementação do regime acadêmico especial

.
Sala de aula na UFMG: programa busca reduzir índices de retenção e evasão e o tempo de integralização dos cursosFoto: Lucas Braga | UFMG

Estão abertas, até 18 de agosto, as inscrições para o Programa de Desenvolvimento de Ensino da Graduação (Pdeg). As propostas poderão ser submetidas por colegiados de cursos de graduação ou colegiados especiais, com possibilidade de consórcio de colegiados.

O Pdeg foi criado pela Pró-reitoria de Graduação, em 2020, com o objetivo de promover a qualidade e a inovação do processo de ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação da UFMG por meio da utilização de estratégias pedagógicas e ações para reduzir a retenção, a evasão e o tempo de integralização.

"Nesta terceira edição, o programa, adicionalmente, visa induzir o planejamento de estratégias pedagógicas para implementação do regime acadêmico especial para permanência dos estudantes de graduação, de forma contextualizada em cada curso, incentivar as discussões sobre convergências curriculares, com foco nas estruturas formativas de tronco comum, e promover o desenvolvimento da cultura digital nas atividades de ensino da graduação, com inserção de tecnologias digitais nas mediações didáticas e sua apropriação de forma crítica", explica o pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira.

Em cada proposta apresentada, poderão ser solicitadas até três bolsas acadêmicas de incentivo à participação do estudante de graduação e uma complementação de bolsa para estudante de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). O programa também permite a participação de voluntários. Os projetos devem indicar um coordenador, docente em efetivo exercício na UFMG, e também podem contar com professores orientadores, em efetivo exercício na UFMG ou em exercício provisório.

Oportunidade de integração
Segundo a professora Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Prograd, atualmente são contemplados 30 projetos em diferentes áreas do conhecimento, com bolsas concedidas a 86 alunos de graduação e 22 de pós-graduação.  “O Pdeg é também uma oportunidade de integração entre alunos de graduação e pós-graduação, entre colegiados de cursos e seus docentes, favorecendo as ações interprofissionais e a gestão da estrutura formativa de tronco comum”, explica a professora.

A seleção é conduzida pelo Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21), instituído pela Resolução CG Nº 6/2020, de 25 de setembro de 2020.

As dúvidas sobre o edital e sobre o procedimento de inscrição poderão ser solucionadas por mensagem encaminhada ao endereço bolsasfrequencia@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058, 3409-6453, 3409-6449 e 3409-3850.

Com Setor de Comunicação e Eventos da Prograd