Notícias Externas

Divulgado edital para seleção de bolsistas em iniciação científica para atuar no Hospital das Clínicas

A Ebserh, rede de hospitais universitários, dará bolsas a oito estudantes de graduação da UFMG, com valor de R$ 700 mensais

Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, uma das unidades da Rede Ebserh
Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, que integra a Rede Ebserh Foto: Arquivo HC/UFMG/Ebserh

Está disponível o edital de seleção de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da qual faz parte o Hospital das Clínicas da UFMG. O objetivo do programa é estimular o desenvolvimento pessoal, profissional e o pensamento crítico dos alunos e contribuir para a formação científica de recursos humanos para atuação na área de saúde.

Serão concedidas bolsas a oito estudantes de graduação da UFMG, com duração de 12 meses e valor de R$ 700 mensais. Os estudantes selecionados vão desenvolver seus estudos no HC, sob orientação de pesquisadores experientes e atuantes em sua área do conhecimento e terão contato com técnicas e métodos científicos aplicados à área da saúde. O programa tem também o objetivo de despertar o interesse em carreiras científicas e no ingresso em programas de pós-graduação.

Para que a candidatura seja aceita, é preciso estar com o cadastro atualizado na plataforma Lattes até seis meses antes da inscrição e estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFMG. O estudante deve dedicar 20 horas semanais às atividades acadêmicas e de pesquisa. No momento da inscrição, é necessário apresentar a declaração de não acúmulo de bolsa devidamente preenchida e assinada pelo estudante.

As inscrições, cujo prazo vai se encerrar em 14 de abril, são feitas por meio de proposta enviada para o e-mail pesquisagep.hc-ufmg@ebserh.gov.br. O campo assunto deve conter "Edital PIC/Ebserh/HC-UFMG" e o nome do orientador.

A documentação necessária para inscrição é informada no edital.