Notícias Externas

Lei da Anistia completa 40 anos nesta quarta-feira

Programa Conexões repercutiu data em entrevista com doutorando e pesquisador da UFMG

Em 28 de agosto de 1979, a Lei da Anistia era assinada por João Figueiredo
Foto: Orlando Brito / Senado Federal
Em 28 de agosto de 1979, a Lei da Anistia era assinada por João Figueiredo

Anistia: ampla, geral e irrestrita. Essas eram as reivindicações do movimento que tomou o país no final da década de 70. Na época, líderes da oposição contra o governo ditatorial reivindicaram a anistia para todos que cometeram crimes políticos e outros crimes relacionados. O movimento teve grande apoio popular e levou vários cidadãos às ruas do país, acarretando uma série de protestos.

A Lei da Anistia foi promulgada em 28 de agosto de 1979, pelo então presidente João Figueiredo, e completa 40 anos nesta quarta-feira. O texto permitiu o retorno de exilados ao Brasil e também o retorno dos anistiados à vida político-partidária do país.

Contudo, por margens deixadas à interpretação, a Lei da Anistia gerou também a impunidade de muitos dos crimes cometidos pelos agentes da ditadura, responsáveis por torturar e matar presos durante o período de repressão.

Nesta quarta-feira, 28, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, repercutiu o aniversário de 40 anos da Lei da Anistia, em entrevista com o doutorando e pesquisador do Laboratório de História do Tempo Presente da UFMG João Teófilo.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Programa Outra Estação

A última edição do Outra Estação, que foi ao ar na quinta-feira, 22, discutiu a importância da memória sobre governos autoritários. O programa explora, semanalmente, um tema de interesse da sociedade, por meio de dados e conversas com pessoas que apresentem contribuições sobre o assunto. 

Na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), o programa vai ao ar na quinta, às 18h, com reprise na sexta, às 7h30. O Outra estação também fica disponível em aplicativos de podcast.

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael