Marcos Bagno, estudioso do preconceito linguístico, dará aula inaugural na Fale
Professor da Universidade de Brasília vai abordar prática docente e sua articulação com o conhecimento teórico
Em sua primeira atividade de 2018, o projeto Letras Debate – linguagens e ensino, da Faculdade de Letras (Fale), vai receber, no sábado, 10 de março, o linguista e escritor Marcos Bagno, professor da Universidade de Brasília (UnB). Ele vai ministrar a aula magna Teoria linguística & prática docente, no auditório 1007 da Unidade. Para participar, os interessados deverão se inscrever gratuitamente no site do projeto. Serão emitidos certificados, e as vagas são limitadas.
Docente do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, Bagno recebeu diversos prêmios e tem mais de 30 títulos publicados, entre eles A língua de Eulália e O preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Para Bagno, a prática docente deve se apoiar em sólidos fundamentos teóricos advindos das ciências da linguagem. “O ensino e o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e reflexão sobre a língua exigem, da parte do docente, um amplo espectro de conhecimento científico capaz de ajudar a compreender o que está em jogo em cada fase desse trabalho”, afirma.
O conferencista também discutirá “casos exemplares” para demonstrar a inevitável articulação entre teoria linguística e prática docente, sempre guiada pela pergunta “Por que o conhecimento teórico é importante para a educação linguística?”.
Outras perspectivas
O Letras Debate tem o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários e workshops e indicar novas perspectivas de atuação do profissional de letras no mercado de trabalho.
Mais informações podem ser obtidas no site do evento, no Facebook ou pelo e-mail letrasdebate.ufmg@gmail.com.