Notícias Externas

Professora Lígia Dumont aborda a influência de experiências do leitor na leitura em publicação

“Leitor e Leitura na Ciência da Informação – diálogos, fundamentos, perspectiva” é o nome da obra organizado pela professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG

“Leitor e Leitura na Ciência da Informação – diálogos, fundamentos, perspectiva”, livro organizado pela professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG Lígia Dumont.
“Leitor e Leitura na Ciência da Informação – diálogos, fundamentos, perspectiva”, livro organizado por Lígia Dumont, professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Foto: Reprodução

Integrando as celebrações dos 70 anos da Escola Ciência Da Informação da UFMG, foi lançado o livro Leitura na Ciência da Informação – diálogos, fundamentos, organizado pela professora do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Lígia Dumont.

O livro apresenta discussões de questões como a influência que experiências prévias do leitor e o contexto em que estão inseridos agem na leitura, como na forma  que a leitura afeta cada um dos leitores ou sua preferência literária. O trabalho é  fruto das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Informação e Leitura, do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG. Ele é composto de oito capítulos que valorizam as teorias estudadas pelo grupo e trazem reflexões que têm como foco o leitor. 

O programa Universo Literário recebeu, em entrevista, a professor Lígia Dumont, que contou mais sobre o livro Leitor e leitura na Ciência da Informação – diálogos, fundamentos, perspectivas.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

O livro está disponível gratuitamente no site da Biblioteca Professora Etelvina Lima, da Escola Ciência da Informação da UFMG.


Produção: Marden Ferreira e Rodolfo Morais, sob orientação de Luiza Glória

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória