Arte e Cultura

Livro discute temas relacionados a prostituição, direitos e travestilidade

Obra de Olívia Paixão, resultado de sua atuação no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT, será lançada neste sábado

Olívia graduou-se em direito pela UFMG no ano passado
Olívia graduou-se em direito pela UFMG no ano passado Arquivo pessoal

Em um ambiente político conturbado, mas também de conquistas de direitos – neste mês, o Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito de travestis, mulheres e homens trans à mudança do nome e gênero no registro – a pesquisadora Olívia Paixão lançará o livro Entre a batalha e o direito: prostituição, travestilidade e trabalho. A obra pretende contribuir para a luta de travestis e transexuais pelo reconhecimento e efetivação de direitos daquelas que se prostituem.

O lançamento será realizado neste sábado, 24, às 11h, na Livraria Scriptum.

Produzida com base em experiências no Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da UFMG, a obra apresenta temas relacionados à regulamentação e à efetivação de direitos de travestis e transexuais. O trabalho questiona a efetividade do Projeto de Lei Gabriela Leite, proposto pelo deputado federal Jean Wyllys, e demonstra o abismo existente entre o diploma legal e a real dinâmica envolvida nas esquinas e “pistas”.

“Essa obra é dedicada a todas as travestis que lutam cotidianamente por suas vidas. Que descem à pista, que batalham por seu aqué, que resistem. Gostaria de passar adiante toda a força e coragem que, dia após dia, essas pessoas foram capazes de transmitir. Este trabalho, em todas as suas limitações, deseja ser expressão de parte do que aprendi durante todo o período em que estive com elas”, explica a autora.

Formada em Direito pela UFMG, Olívia Paixão foi integrante do NUH/UFMG e, como pesquisadora, vivenciou experiências com as travestis, nos principais pontos de prostituição trans de Belo Horizonte. Hoje, Olívia é pós-graduanda no Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e cursa o Diploma Superior en Derechos Humanos y Diversidad Sexual.

O livro, com preço de capa de R$ 35, poderá ser adquirido, após o lançamento, na loja virtual da Metanoia Editora. A Livraria Scriptum fica na Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi. A autora do livro foi entrevistada pelo programa Conexões da Rádio UFMG Educativa:

Ouça a conversa com Luíza Glória