Arte e Cultura

Jornalista Leonardo Bruno investiga a trajetória de mulheres no samba em livro

'Canto de rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba' retrata desafios enfrentados por grandes ícones do gênero musical

No livro, o jornalista Leonardo Bruno perfila figuras femininas do samba e constrói panorama das conquistas das mulheres na área
No livro, o jornalista Leonardo Bruno perfila figuras femininas do samba e constrói panorama das conquistas das mulheres na área Ediouro/Divulgação


Cinco mulheres, com cinco histórias únicas, mas que, reunidas, ajudam a compor o retrato de um país. Donas de vozes potentes e de histórias de vida inspiradoras, Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares se tornaram ícones não só do samba, mas da cultura brasileira. E agora o quinteto ABCDE  têm suas trajetórias analisadas no livro Canto de rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba, escrito pelo jornalista, roteirista e pesquisador Leonardo Bruno. Na publicação, o autor detalha a história dessas mulheres extraordinárias, mostrando as maneiras que encontraram para superar as barreiras do machismo e do racismo e, assim, chegar ao topo. 

Leonardo Bruno ainda vai além; partindo desse ABCDE, o jornalista mapeia a participação feminina no samba, reunindo informações sobre as antecessoras do quinteto, sobre outras representantes da mesma geração das artistas e sobre sambistas que sofreram a influência dessas cinco mulheres. Ao direcionar o seu olhar para as vivências femininas no samba, o livro traça um importante panorama da história da música brasileira, e assim valoriza e homenageia a luta e as conquistas das mulheres que revolucionaram a música e a cultura do país. Para saber mais sobre Canto de Rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba, o programa Universo Literário desta sexta-feira, 14, recebeu o próprio autor, o jornalista, roteirista e pesquisador Leonardo Bruno.
 
O entrevistado contou, em entrevista a Tiago de Holanda, que sempre teve uma paixão pelas cantoras e procurou, com o livro, contar a história dessas artistas, especialmente com um olhar para a questão de gênero, observando as dificuldades enfrentadas por elas pelo fato de serem mulheres. A obra tornou-se também um panorama da história do samba a partir das trajetórias dessas cantoras. Para o jornalista, o universo do samba sempre teve uma forte relação com a  figura masculina e as mulheres sempre tiveram muita dificuldade de se assumirem como sambistas, considerando que, no imaginário brasileiro, a figura do sambista era masculina. “O livro parte justamente daí, para mostrar quem foram essas grandes mulheres que criaram a história do samba, apesar de terem tido todas essas dificuldades. E o livro é justamente sobre essas dificuldades, sobre essa barreiras para que qualquer mulher chegasse no terreno do samba”, explicou o autor.

Leonardo Bruno falou sobre o processo de escolha das mulheres cujas histórias destacaria no livro, que partiu de uma relação pessoal e afetiva. Além disso, refletiu sobre as contribuições de outras cantoras também mencionadas na obra, a forma como as cantoras mais jovens têm sido tocadas pela publicação e sobre a pesquisa realizada para sua elaboração. “Eu queria que esse livro tivesse muito as vozes delas, especialmente pelo fato de ser um homem escrevendo sobre mulheres e sobre questões de gênero. Para mim, desde o início, era muito importante que elas estivessem falando no livro”, revelou o roteirista.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

Canto de rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba é uma publicação da Editora Agir, da Ediouro Publicações, e pode ser adquirido em livrarias físicas e lojas virtuais. O livro também está disponível no site da editora.

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória