Livro traça panorama das principais correntes teóricas da análise do discurso

Obra organizada por professores da Fale é focada em estudos contemporâneos

Os três organizadores do livro: Walder Emediato, Ida Machado e Gláucia Muniz
Os três organizadores do livro: Walder Emediato, Ida Machado e Gláucia Muniz Foca Lisboa | UFMG

O Núcleo de Análise do Discurso (NAD) da UFMG promoveu, na última semana, o lançamento virtual do livro Teorias do discurso: novas práticas e formas discursivas. A coletânea foi organizada pelos professores da Faculdade de Letras (Fale) Wander Emediato, Ida Lucia Machado e Gláucia Muniz, e publicada pela Editora Pontes.

A obra começou a ser produzida em 2019, como parte dos esforços para a consolidação da disciplina Teorias do discurso, dedicada à formação de alunos de pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. O objetivo era editar uma obra para possibilitar que os pesquisadores da área – e demais interessados – tivessem uma visão conjunta do campo disciplinar, de forma teórica e prática.

Várias correntes
Os capítulos contemplam as teorias e correntes mais importantes, o que torna o livro inédito nesse campo de estudos. “Desde que estruturamos, no Programa de Pós-graduação, a linha de pesquisa em Análise do discurso,  nossa intenção era mostrar todas as perspectivas, com foco nos estudos contemporâneos. Os professores que participaram do livro trabalham com diferentes correntes. Não focamos apenas uma tendência, a ideia sempre foi oferecer um panorama da disciplina no Brasil e fora dele”, explica Wander Emediato.

“Nossa convicção, no entanto, é a de que esse ‘panorama’ é um ponto de partida e não de chegada. A cada momento, somos confrontados com novas práticas e formas discursivas, o que nos obriga a não deixarmos que nossas ideias se cristalizem ou se tornem dogmáticas. As ciências da linguagem estão em constante desenvolvimento teórico e metodológico. E os estudos do discurso fazem parte desse campo”, ressaltam os autores na sinopse do livro.

A análise do discurso foi fundada na década de 1960, na França, por Michel Pêcheux. A partir daí, surgem várias ideias e teorias na área. O livro aborda as diferentes correntes teóricas e metodológicas que vieram após a primeira geração de analistas do discurso e o pensamento fundador de Pêcheux, além de estabelecer uma relação com outras áreas, como a psicanálise, a sociologia e a filosofia.

Para Gláucia Muniz, um dos diferenciais da coletânea é não sobrepor uma teoria à outra. “Buscamos mostrar ao leitor um panorama diversificado, como a análise do discurso crítica, as tendências enunciativas e pragmáticas de linha francesa e a semiótica, entre outras. O intuito foi reunir todas as teorias para dar uma ampla visão da área e subsidiar as aulas de pós-graduação”, explica.

Perspectiva metodológica e análise empírica
A obra conta com 14 autores, sendo seis da UFMG, que desenvolvem, em cada capítulo, uma perspectiva metodológica e introduzem uma análise empírica, ou aplicação da teoria. Com 266 páginas, o livro pode ser adquirido no site da Editora Pontes por R$ 48. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o lançamento ocorre exclusivamente em ambiente virtual. Posteriormente, haverá eventos para divulgação do livro.

O NAD é destinado à  organização e implementação de atividades acadêmicas, com foco na pesquisa em análise do discurso. Seu objetivo principal é reunir professores e estudantes de níveis e instituições variados, em atividades como simpósios, seminários, grupos de discussão sobre objetos e temas específicos desse campo.

Samuel Resende