Notícias Externas

Livro reúne ficção científica produzida por autores brasileiros

Jeronymo Monteiro, Dinah Silveira de Queiroz, Braulio Tavares, Ivanir Calado e Gerson Lodi-Ribeiro são alguns dos nomes reunidos na obra ‘Fractais Tropicais’

.
. Reprodução

Desde Mary Shelley, com Frankenstein, muito foi produzido dentro daquilo que se conhece como ficção científica. Autores como Isaac Asimov, Ray Bradbury, H. G. Wells, entre muitos outros, tiveram grande destaque nesse gênero.

Na ficção científica, os autores exploram realidades futuras e cenários alternativos, de maneira racional, incluindo conceitos ficcionais e também ciência e tecnologia. Muito do que se conhece do gênero atualmente tem como referência obras consagradas de autores estrangeiros.

Com o objetivo de mostrar que a ficção científica no Brasil não fica para trás, o escritor Nelson de Oliveira reuniu 30 escritores brasileiros que se dedicam ao gênero e organizou a antologia Fractais Tropicais.

Jeronymo Monteiro, Dinah Silveira de Queiroz, Braulio Tavares, Ivanir Calado e Gerson Lodi-Ribeiro são alguns dos nomes reunidos nessa obra, que apresenta inúmeros contos baseados em realidades alternativas e até mesmo preocupações filosóficas e existenciais.

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, desta quarta-feira, 16, o escritor Nelson de Oliveira falou sobre a produção do livro Fractais Tropicais, publicado pela Sesi-SP Editora.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória