Pesquisa e Inovação

Livro reúne reflexões sobre o trabalho de Gerald Postema, expoente da filosofia jurídica

Obra foi organizada pelos professores Thomas Bustamante e Thiago Decat, da Faculdade de Direito

Os professores Thomas Bustamante e Thiago Decat, da Faculdade de Direito da UFMG, lançaram neste mês o livro Philosophy of Law as an integral part of Philosophy: Essays on the jurisprudence of Gerald J. Postema. Escrito em língua inglesa, o livro reúne capítulos assinados por 16 especialistas da área, brasileiros e estrangeiros, que discorrem sobre campos importantes do projeto teórico do professor Postema. 

Gerald Postema é professor emérito da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Ele já publicou mais de 25 trabalhos sobre filosofia e ética jurídica e é reconhecido por diversas instituições, como a Universidade de Atenas, que lhe concedeu o título de Doutor Honoris Causa.
 
O livro, que apresenta Postema como um dos mais importantes filósofos jurídicos da atualidade, contém um artigo original do professor, no qual ele desenvolve ideias acerca do Estado de direito, e uma entrevista feita por Thomas Bustamante, César Serbena (Universidade Federal do Paraná) e Natalina Stamile (Universidade de Bérgamo, da Itália).

A obra foi publicada pela Hart Publishing e pode ser adquirida nos formatos digital e físico no site da editora.

Gerald Postema, referência em filosofia e ética jurídica é o objeto central dos ensaios do livro
Gerald Postema é professor emérito da Universidade da Carolina do NorteReprodução / University of North Carolina

Sobre os autores
Thomas Bustamante é professor de Teoria do Direito na UFMG e pesquisador bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Ele tem trabalhos nas áreas de filosofia do direito, filosofia política, teorias da argumentação jurídica, hermenêutica jurídica, direitos fundamentais e direito constitucional.

Thiago Decat é professor de Filosofia e Teoria do Direito na UFMG e desenvolve pesquisas nas áreas de neopragmatismo, inferencialismo, justificação racional de normas de ação, racionalidade prática, agência, positivismo e pós-positivismo jurídico.