Pesquisa e Inovação

Livro reúne resultados de dez anos de colaboração entre UFMG e Cemig

Parceria propiciou execução de novas abordagens de manejo, conservação e avaliação da qualidade das bacias hidrográficas

Usina de Três Marias instala na Bacia do rio São Francisco
Usina de Três Marias construída na Bacia do Rio São Francisco Cemig

O resultado de dez anos de pesquisa no desenvolvimento de índices de qualidade ambiental de bacias hidrográficas está sistematizado no livro Bases conceituais para conservação e manejo de bacias hidrográficas, que será lançado nesta quarta-feira, 5, no evento O Meio Ambiente e a Cemig, promovido pela própria companhia energética.

O livro é resultado da parceria firmada entre a empresa, a UFMG, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). No volume, são descritas as conclusões dos trabalhos desenvolvidos pelas universidades em regiões de bacias hidrográficas nas quais a companhia desenvolve atividades e a influências desses diagnósticos sobre uma gestão mais sustentável.

Na avaliação do professor Marcos Callisto, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, que também é um dos autores do livro, a parceria propiciou a execução de novas abordagens de manejo, conservação e avaliação da qualidade dessas bacias. “Ela nos ofereceu recursos financeiros para manutenção de estudantes e pesquisadores associados, intercâmbio nacional e internacional com envio e recebimento de pesquisadores, aquisição de equipamentos e materiais de consumo e, o que é mais caro em projetos de pesquisa em ecologia, a realização de intenso trabalho de campo”.

O livro é o sétimo volume da série Peixe Vivo, que carrega o mesmo nome do programa, lançado em 2007, que tem o objetivo de desenvolver ações destinadas à preservação e manejo sustentável das bacias hidrográficas.

O evento será realizado no auditório do térreo no edifício-sede da Cemig (Avenida Barbacena, 1200, bairro Santo Agostinho). Para participar, o interessado deve se inscrever gratuitamente até esta segunda-feira, 3 de junho, pelo e-mail peixevivo@cemig.com.br.

O livro será disponibilizado gratuitamente após o evento no Portal do Programa Peixe Vivo.

Com Assessoria de Comunicação do ICB