Pesquisa e Inovação

Em livro, especialistas discutem atenção psicossocial a crianças e adolescentes

Obra será lançada nesta sexta, durante encerramento de seminário sobre pesquisa-intervenção na saúde coletiva

A professora da psicologia Izabel Passos (foto) é uma das organizadoras do livro ao lado de Cláudia Penido
Professora Izabel Passos é uma das organizadoras da obraSite Fafich

Nesta sexta-feira, 24, será lançado na Livraria Quixote, na Fafich, o livro Atenção psicossocial para crianças e adolescentes: pesquisa-intervenção nas redes, fruto de longo trabalho de pesquisadores vinculado ao Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais (L@GIR) do Departamento de Psicologia. O lançamento marca o encerramento de seminário que será realizado durante todo o dia sobre a pesquisa-intervenção na saúde coletiva.

O livro é resultado de um percurso de pesquisas convergentes, relacionadas às recentes políticas públicas para crianças e adolescentes. Apresenta fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos da pesquisa-intervenção e da atenção psicossocial para crianças e adolescentes e relatos de estudos desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais. As ações de atenção psicossocial centram-se nas necessidades das pessoas com transtornos mentais, incluídos os decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

A obra também contribui com questões relacionadas às especificidades dos problemas que afetam crianças, adolescentes e jovens e assume a defesa dos seus direitos. Ela integra a coleção PensarAgir em Saúde Mental, coordenada pelo professor Paulo Amarante na editora Zagodoni.

Pesquisa-intervenção
O seminário sobre o tema será aberto às 8h45, com exposição da professora Cláudia Penido, uma das organizadoras do livro. Na sequência, Eduardo Passos, da UFF, ministrará conferência moderada pelo professor João Leite, da PUC Minas. Às 10h30, a mesa-redonda Os processos de pesquisa do ponto de vista da rede de saúde: procedimentos éticos e zonas de perturbação reúne representantes da Prefeitura de Belo Horizonte e Simone Paulon, da UFRGS.

Na parte da tarde, às 14h, especialistas discutem em outra mesa-redonda experiências e desafios em pesquisa-intervenção. Fechando o evento, a professora do Departamento de Psicologia da UFMG Izabel Passos, outra organizadora de Atenção psicossocial para crianças e adolescentes, conduz debate sobre o livro com a presença da pesquisadora da USP Ana Pitta.

A Livraria Quixote fica no 1º andar da Fafich.