Livro sobre vida e obra do fundador da Faculdade de Medicina será lançado hoje

Cícero Ferreira também é homenageado com exposição organizada pelo Centro de Memória

Volumes
Volumes tratam de ancestralidade, vida e legadoCarol Morena / Faculdade de Medicina

Será lançado nesta segunda-feira, 20 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG, o livro Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina, com a história de um dos fundadores da Unidade. O evento, aberto ao público, terá início às 19h30, no Salão Nobre.

A obra, de autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, é resultado de dois anos e meio de pesquisas e se divide em três volumes, que abordam a ancestralidade, a vida e o legado de Cícero Ferreira.

Os netos e bisnetos de Cícero encontraram, nos arquivos da família, fotografias, receitas médicas de próprio punho, cartas, entre muitos outros documentos. Também consultaram o Arquivo Público Mineiro, os arquivos da Prefeitura de Belo Horizonte, o Centro de Memória da Medicina (Cememor) e a Faculdade de Direito da UFMG, onde Cícero lecionou medicina legal, antes de atuar na Faculdade de Medicina.

Cícero Ribeiro Ferreira Rodrigues nasceu em 1861 e se formou médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1885. Integrou o grupo de fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG, em 1911, e foi o primeiro diretor da Unidade, a quarta escola do gênero no Brasil. Cícero Ferreira foi também um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.

“Ele tinha imensa preocupação com a medicina preventiva e trouxe, do Rio de Janeiro, a filial do Instituto Manguinhos, hoje Fundação Ezequiel Dias, para a produção local de vacinas para as crianças de Minas Gerais”, explica Rúbio Fernal Ferreira e Sousa, bisneto de Cícero. “Também contribuiu para que todas as medidas sanitárias conhecidas no mundo, naquela época, fossem implementadas em Belo Horizonte.”

Além de professor na Faculdade de Direito e na Faculdade de Medicina da UFMG, Cícero Ferreira atuou como médico da comissão construtora da nova capital de Minas Gerais, como presidente do Conselho Deliberativo Municipal e como diretor de todos os hospitais que fundou. Sua chácara, a Casa de Saúde Santa Clara, local onde está localizado o Hospital Lifecenter, foi o centro de acolhimento de pessoas que chegavam à cidade sem recursos.

Carlos Eduardo Ferreira, neto de Cícero e formado em Medicina pela UFMG, afirma que a motivação para produzir o livro foi mostrar a obra e a capacidade de empreendedorismo do médico. “Ele enxergava à frente dos outros. Foi prefeito de Belo Horizonte, e muito do que foi implantado na cidade, principalmente na área sanitária, é fruto do trabalho dele, que é pouco conhecido e pouco divulgado. Isso nos motivou a resgatar a história.”

Busto
Busto de Cícero Ferreira está localizado na entrada da Faculdade de MedicinaBruna Carvalho / Faculdade de Medicina

Exposição
A partir desta segunda, 20, o Centro de Memória expõe a história de Cícero Ferreira, apresentada por meio de registros diversos, desde as primeiras atividades médicas até estudos que ele deixou.

O material, extraído do próprio acervo do Cememor e de doações da família, inclui, entre outros objetos, imagens, cartas, receituário médico, o primeiro livro de pagamentos da Faculdade e uma pintura com o retrato de Cícero Ferreira.

A exposição fica até 3 de setembro no Corredor da Memória e na Galeria Luis Gomes Ferreyra. A visita é gratuita e aberta ao público, e não há necessidade de agendamento. O Centro de Memória funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-9106 e pelo endereço cememor@medicina.ufmg.br.

Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG