Institucional

Mara Telles é eleita diretora da regional Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política

Mara Telles: diretora para a região Sudeste da ABCP
Mara Telles: diretora para a região Sudeste da ABCP Diana Kalazans

A professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política (DCP) da UFMG, foi eleita diretora para a região Sudeste da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Em âmbito nacional, o processo contou com 80% de participação dos membros em condições de votar, e a chapa liderada por Mara Telles teve cerca de 80% dos votos nos estados do Sudeste.

É a primeira vez que ABCP é dividida em gestões regionais e também que se realizaram eleições diretas. Com a professora da UFMG, foram eleitos, para mandato de dois anos, Felipe Borba, da UniRio (vice-diretor), e Vera Cepêda, da UFSCar (secretária executiva).

Mara Telles baseou sua campanha em planos como maior integração de universidades menores e programas ainda não consolidados na vida da Associação e aproximação com cientistas políticos que atuam fora da academia e os que lecionam em cursos fronteiriços.

“Vamos trabalhar também por mais pluralidade e inclusão na ABCP”, anuncia Mara Telles. “É preciso abrir nossa área de pesquisa a diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, aumentar a representação de mulheres e negros em nossas atividades e criar grupos de trabalho para discutir temas como raça e universo LGBT.”

A professora, que coordena o grupo de pesquisa Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, da UFMG, projeta também a realização de uma pesquisa que revele o perfil dos cientistas políticos nos estados do Sudeste.