Extensão

Marcelo Galuppo, da Faculdade de Direito, lança livro-guia para professores do ensino superior

Obra aborda desde referências teóricas sobre ensino e aprendizagem até planos de aula e relacionamento entre professor e aluno

...
Manual se vale de 30 anos de experiência de Marcelo Galuppo como docenteEditora Dialética

O professor Marcelo Galuppo, da Faculdade de Direito da UFMG, vai lançar, no sábado 27 de agosto, o livro Introdução à vida acadêmica II: Manual do professor – Um guia de metodologia do ensino para professores de cursos superiores (Editora Dialética). O evento será na Faculdade, com início às 10h.

Na obra, Galuppo organiza seus conhecimentos e sua experiência de 30 anos em cursos superiores para apresentar conceitos, casos práticos e sugestões úteis para o cotidiano dos docentes, com aplicação imediata em sala de aula.

Nos primeiros capítulos, o professor da UFMG aborda as expectativas da comunidade acadêmica, os objetivos educacionais e faz uma revisão téorica sobre ensino e aprendizagem, com referências, sobretudo, do século 20. Na sequência, Galuppo apresenta também estratégias, metodologias e técnicas (como brainstorming, estudos de caso e grupos de oposição), trata de questões relacionadas à avaliação, à elaboração de planos de aula e à motivação dos alunos, inclusive no ensino a distância. O autor fecha o volume com abordagem de questões sensíveis no relacionamento entre professores e alunos.

O autor
Doutor em Filosofia do Direito pela UFMG, Marcelo Galuppo é professor das faculdades de Direito da UFMG e da PUC Minas. É presidente da Associação Brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (Abrafi) e vice-presidente da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social. É bolsista de produtividade do CNPq e professor residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG.

LivroIntrodução à vida acadêmica II: Manual do professor – Um guia de metodologia do ensino para professores de cursos superiores
Autor: Marcelo Galuppo
Editora: Dialética | 268 páginas
Lançamento: Faculdade de Direito (entrada pela Avenida Álvares Cabral, 211)