Arte e Cultura

Maria Thais Lima Santos, da companhia Balagan, aborda teatro e tradição em minicurso que começa hoje

Cena do espetáculo Cabras, da companhia Balagan, dirigido por Maria Thais Lima Santos
Cena do espetáculo Cabras, da companhia Balagan, dirigido por Maria Thais Lima Santos Divulgação

Na sequência do Pré-Festival de Inverno da UFMG, começa nesta quarta-feira, 15, o segundo minicurso do evento. Intitulada Sair do território – arte cênica, tradição e transdisciplinaridade, a atividade será ministrada pela professora do Departamento de Artes Cênicas da USP Maria Thaís Santos, no auditório 1007 da Faculdade de Letras, das 16h às 19h. O minicurso prossegue na quinta e na sexta-feira, 16 e 17, no mesmo horário.

Outra atração do dia é o grupo Choro de Minas, do trombonista e professor da UFMG Marcos Flávio, que se apresentará às 12h30 na Praça de Serviços.

Modos de fazer e pensar

Em seu minicurso, Maria Thaís abordará as relações entre os modos de fazer e os modos de pensar no teatro. Além disso, ao observar as experiências de troca artística com comunidades tradicionais e com artistas oriundos de diferentes tradições, ela refletirá sobre como se instauram, nos processos artísticos e pedagógicos continuados, as interfaces com a tradição e a articulação dos elementos que perpassam as matérias cênicas escolhidas.

A companhia de teatro que dirige em São Paulo, a Balagan, foi reconhecida, em 2014, como patrimônio imaterial da cidade. Com ela, desenvolveu sete espetáculos nos últimos 17 anos. Em 2004, dirigiu, em Berlim, o espetáculo Olhos d’Água, pela companhia Ismael Ivo, e em Sesto Fiorentino, na Itália, o espetáculo Doroteia - um estudo, de Nelson Rodrigues. A professora também coordenou o Teatro da Universidade de São Paulo de 2007 a 2009.