Notícias Externas

Mercado Central de BH prepara maior Fígado com Jiló do mundo

Objetivo é entrar para o Livro dos Recordes com a maior chapa do "prato da casa"

Tradicional Fígado com Jiló do Mercado Central.
Tradicional Fígado com Jiló do Mercado Central. Facebook/Mercado Central

Depois de conquistar a população pelo paladar, e ganhar do público o título de “a cara” de Belo Horizonte, o Mercado Central montará neste domingo uma chapa de 16 metros de comprimento para o preparo do prato que marcou a história de um dos pontos mais típicos da cidade, o fígado com jiló e cebola. O objetivo do evento é fazer a maior chapa de fígado com jiló do mundo e inscrever essa atividade no livro dos recordes, o Guinness Book. 

O presidente do Mercado Central, Geraldo Campos, conversou com o programa Noite Ilustrada, da rádio UFMG Educativa, nessa quarta-feira, 23.

"A gente diz que o fígado com jiló surgiu na década de 60, mas acredito que tenha surgiu antes disso. As pessoas vinham trabalhar aqui muito cedo e, como os miúdos eram, antigamente, menos valorizados e o jiló também não era uma verdura das mais valorizadas, as pessoas usavam essa combinação para matar a fome de quem vinha trabalhar cedo. É mais ou menos como a história da feijoada, o aproveitamento dos miúdos, e tudo mais" explica Geraldo.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-23-05-2018.mp3

O Festival Cultural do Mercado Central, que vai preparar a maior com chapa de fígado com jiló e cebola do mundo, será neste domingo, das 10h às 15h. O acesso será mediante a doação de cinco litros de leite, com arrecadação revertida para entidades de assistência social. No dia, o mercado funcionará normalmente. O endereço é Av. Augusto de Lima, 744, Centro. Informações: www.facebook.com/mercadocentralbhz.