Mercado em Conexão reúne 27 empresas no campus Pampulha

Feira aproxima estudantes da UFMG do universo corporativo

Pedro Amaral fala sobre sua experiência na Embraer para o público
Pedro Amaral, da Embraer: UFMG é celeiro do corpo técnico e gerencial da empresaRaphaella Dias / UFMG

Pelo 12° ano seguido, a feira Mercado em Conexão promove, na Escola de Engenharia, a aproximação da comunidade acadêmica com o mercado de trabalho. Organizada por seis empresas juniores da UFMG, a iniciativa reúne 27 corporações que atuam nas áreas de engenharia, auditoria e consultoria.

“Nosso objetivo é aproximar o aluno do mercado de trabalho e suprir a necessidade de aplicar o conhecimento para além da sala de aula. Muitas vezes, falta-nos essa vivência", resume Luciana de Morais, estudante do curso de Engenharia de Produção e diretora da edição deste ano.

Cerca de 5 mil pessoas devem passar pela Feira até o fim desta tarde – o evento começou na noite de terça-feira, dia 20.  Nesses três dias, elas assistiram a palestras, visitaram estandes, interagiram em rodas de conversa e encaminharam currículos para as empresas parceiras. Camila Alves, também aluna da Engenharia de Produção, participou da Mercado em Conexão deste ano e também da edição passada: “As empresas estão bem diferentes das do ano passado. Algumas delas são novas por aqui. Pela diversidade, parece que o mercado cresceu bastante", disse ela, que acompanhou com interesse especial a presença de empresas de consultoria. “Além de ser uma área de que gosto, vi muitas novidades. Meus amigos e eu encontramos empresas que admiramos. Fomos aos estandes e buscamos informações sobre programas de estágio", relatou.

Camila aprovou as novidades na Mercado em Conexão 2019
Camila: consultoriaRaphaella Dias / UFMG

Além dessa conversa direta entre os estudantes e os representantes das companhias, algumas outras atividades são organizadas para atrair o público presente. Na tarde desta quarta-feira, 21, o estudante Edson Paschoal Neto, do segundo ano do curso técnico em informática do Coltec, jogava Genius no estande da Fiat Chrysler Automobiles (FCA). “É um jogo de memória, que nos força a decorar uma sequência de cores para ganhar o brinde.” Edson também participou da feira pelo segundo ano seguido – desta vez, com um interesse mais profissional. “No ano passado, eu queria conhecer para concorrer aos prêmios. Hoje, cheguei com uma mentalidade bem diferente: procurei estágio e mandei meu currículo", afirmou.

Edson participa do evento pelo segundo ano seguido
Edson: interesse profissionalRaphaella Dias / UFMG

Bagagem
Uma das empresas que montaram estande no evento foi a ArcelorMittal, maior conglomerado siderúrgico do mundo. Para a analista de Recursos Humanos Stefânia de Lima, a formação oferecida pela UFMG enriquece o currículo profissional. “Os estudantes da UFMG têm uma bagagem muito grande, chegam ao mercado com um diferencial de conhecimento. Lançamos um olhar especial para esses alunos por acreditar no valor que eles agregam à empresa."

O engenheiro de processos Pedro Amaral, da Embraer, manifestou opinião semelhante. "Ex-alunos da UFMG têm grande peso na composição do corpo técnico e de gestão da Embraer. Podemos afirmar que a UFMG é um celeiro do nosso corpo técnico", disse.

Abrangência
Estudantes de outras áreas também circularam pela feira. Stela Santos e Eduardo Ribeiro, do curso de Medicina, viram no evento alguns pontos de interação com sua área de formação. “A gente passou pelo estande da CNH Industrial, que tem um segmento com foco na medicina do trabalho, ambulatórios. Há, por parte deles, uma demanda por estagiários da medicina", informou Stela.

Cursando o 3° período de Medicina, Eduardo e Stela vistam a Mercado em Conexão pela primeira vez
Eduardo e Stela, do curso de Medicina, também vislumbraram oportunidades na feira Raphaella Dias / UFMG

Nesta quinta, os estandes da Mercado em Conexão permanecem abertos até as 19h. Palestras, rodas de conversas e pitches (breves apresentações) das empresas também estão previstas na programação deste último dia de atividades. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos, inclusive a pessoas não vinculadas à UFMG. Para mais informações, acesse o site da Mercado em Conexão.

Em entrevista que foi ao ar no programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, no último dia 20, o estudante de Engenharia Química Breno Alencar, diretor de comunicação da Mercado em Conexão, também falou sobre a feira.

Daniel Silveira