Ensino

Mestrado e doutorado da Escola de Enfermagem selecionam candidatos para preencher 62 vagas

As três linhas de pesquisa concentram trabalhos nas áreas do cuidado, saúde coletiva e gestão

Aula inaugural, em 2019, do mestrado em Enfermagem
Aula inaugural, em 2019, do mestrado em Enfermagem Arquivo Escola de Enfermagem | UFMG

A Escola de Enfermagem recebe, até 19 de janeiro de 2022, inscrições para o processo seletivo de mestrado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.  As linhas de pesquisa são Cuidar em saúde e enfermagem, Saúde coletiva e Gestão e educação na saúde e enfermagem.

De acordo com edital regular, são oferecidas 38 vagas – sendo 10 vagas reservadas aos candidatos autodeclarados negros, em cumprimento à política de ações afirmativas.

Já o edital suplementar oferece duas vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência, também para ingresso no primeiro semestre de 2022.

As inscrições para o processo seletivo, que será realizado de forma remota, devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. O investimento é de R$ 172,35. A seleção será feita com base em avaliação do Currículo lattes, do pré-projeto de pesquisa e da arguição oral.

O resultado final será divulgado no dia 07 de março de 2022 no site do programa. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail colgrad@enf.ufmg.br .

Doutorado
As inscrições para o doutorado em Enfermagem, por sua vez, estarão abertas no período de 24 de janeiro a 15 de março de 2022, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. São oferecidas 20 vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa: Cuidar em saúde e enfermagem, Saúde coletiva e Gestão e educação na saúde e enfermagem.

Conforme estabelecido pelo edital regular, cinco vagas estão destinadas aos candidatos autodeclarados negros. Já o edital suplementar estabelece duas vagas reservadas a indígenas e pessoas com deficiência, para ingresso no segundo semestre de 2022.

A seleção dos estudantes também será realizada de forma remota. Serão analisados o Currículo Lattes, o projeto de pesquisa e arguição oral sobre o estudo. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. A taxa de inscrição é de R$ 172,35.

O resultado final será publicado no dia 16 de maio de 2022 no site do programa. Dúvidas podem ser esclarecidas por intermédio do e-mail colgrad@enf.ufmg.br .