Pesquisa e Inovação

Metodologias transdisciplinares serão discutidas em seminário

Pesquisadores relatarão experiências em área de conflito armado na Colômbia e de economia solidária no Rio de Janeiro

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG vai realizar no próximo dia 6 de julho, às 9h, no auditório da Reitoria, o Seminário Metodologias e práticas de trabalhos transdisciplinares.

O evento pretende destacar a importância do uso de metodologias transdisciplinares no trabalho com questões que impactam populações em situação de vulnerabilidade. Segundo os organizadores, diversos desafios, como a má distribuição de riquezas, as hierarquias na manutenção do poder e os arranjos coletivos que dificultam a superação de mazelas sociais, políticas e subjetivas somente podem ser compreendidos e enfrentados por meio do trabalho de investigadores de diversas áreas do conhecimento numa perspectiva transdisciplinar.

O evento é aberto ao público, e as inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

Mario Elkin, da Universidade de Antioquia: experiência transdisciplinar em área de conflito
Mario Elkin: experiência transdisciplinar em área de conflito na ColômbiaArquivo pessoal

Guerra, paz e economia solidária
Catedrático do Ieat, o psicanalista Mario Elkin Ramírez, da Universidade de Antioquia na Colômbia, fará a conferência Experiência transdisciplinar na pesquisa sobre dinâmicas de guerra e paz na Comuna 13 de Medellín.

Com base em estudo interdisciplinar que contou com a participação de advogados criminólogos, trabalhadores sociais, cientistas políticos, comunicadores sociais, filósofos, antropólogos e psicanalistas, o professor Mario Elkin Ramírez abordará a experiência de pesquisa sobre o conflito armado da Comuna 13, uma das mais violentas regiões de Medellín, na Colômbia. A partir de 2002, a região passou por complexo processo de pacificação.

Serão apresentadas as possibilidades e limites epistemológicos e metodológicos da pesquisa, sua formalização e a intervenção social, a partir dos desafios apresentados no conflito armado, bem como suas dinâmicas em uma guerra urbana e suas soluções visando à paz.

Em seguida, Luciana Lago, pesquisadora do Observatório das Metrópoles e professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará a conferência Economia popular solidária: o privado, o coletivo e o público.

Segundo a professora, a complexidade existente nos espaços da vida cotidiana das classes populares nas cidades brasileiras está ligada à estrutura das relações sociais ali enraizadas, que podem ser percebidas nas formas de produzir e circular bens e serviços fundamentais para a reprodução da vida humana. Nesse contexto, as práticas mercantis, os associativismos solidários e as políticas estatais se sobrepõem e redefinem as estratégias domésticas e coletivas nas escalas comunitária e urbana. Durante conferência, Luciana Lago discutirá as contradições inerentes a essas estratégias e seu potencial para desmercantilizar as múltiplas dimensões da vida social.

O seminário é organizado pelo Instituto e por seus grupos de pesquisa. Leia, aqui, mais detalhes sobre os projetos abrigados no Ieat.

Com Setor de Divulgação do Ieat/UFMG