Extensão

Exposição na UFMG revela achados arqueológicos de povos indígenas em Minas

Museu de História Natural mostra sítios com história de 14 mil anos

Achados do sítio arqueológico de Florestal farão parte da exposição
Achados do sítio arqueológico de Florestal farão parte da exposição Mariana Dutra / MHNJB – UFMG

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG inaugura, nesta quarta-feira, 18, a exposição Diversidade em contextos arqueológicos indígenas de Minas Gerais ao longo dos últimos 14 mil anos. O projeto é fruto das várias pesquisas realizadas pelo Centro Especializado em Arqueologia Pré-histórica do museu, que, atualmente, conta com grande acervo.

“Nós reunimos material estudado por pesquisadores ligados à UFMG em sítios arqueológicos da Serra do Espinhaço, do Vale do Peruaçu e do Vale do Rio Doce. As primeiras explorações datam da década de 1970, e, desde então, sobressaiu-se um grande trabalho de equipe para realizar as investigações”, conta Andrei Isnardis Horta, professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia, da Fafich, e pesquisador do Setor de Arqueologia do MHNJB.

Quatro sítios arqueológicos de cronologias distintas, a partir de 14 mil anos atrás, e com características culturais diversas, serão exibidos na mostra. Um dos pontos de destaque da exposição são as diferentes formas de sepultamento dos índios ao longo desses milênios e em áreas variadas dentro de Minas Gerais. Haverá também um bloco expositivo central com informações sobre alimentação e tecnologias de fabricação de artefatos.

Ainda segundo o professor Andrei, que é um dos responsáveis científicos pela exposição, “é extremamente simbólico compartilharmos com a sociedade um pouco sobre a cultura de povos que, como poderemos ver, são descendentes de uma longuíssima história humana e que infelizmente estão sendo assassinados no país”.

Programação
Durante a inauguração, que está marcada para as 13h, a entrada será gratuita. A partir das 14h, haverá uma cerimônia de abertura do evento realizada pela diretora do MHNJB, professora Mariana de Oliveira Lacerda, do Departamento de Geografia do IGC. Na sequência, o professor Antônio Gilberto Costa, do Departamento de Geologia, também do IGC, fará breve apresentação do projeto da exposição.

Logo depois, o professor André Menezes Strauss, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, vai ministrar palestra com o tema A arqueogenética dos povos de Lagoa Santa: implicações para o povoamento da América. Em seguida, será aberta a exposição e lançado o livro Arqueologia brasileira: a pré-história e os verdadeiros colonizadores, do professor André Prous, do Departamento de Antropologia e Arqueologia.

A exposição é permanente e ficará aberta de quarta a domingo, das 10h às 16h (com saída até às 17h). O MHNJB está localizado na Rua Gustavo da Silveira, 1.035, Santa Inês. Mais informações estão no site do MHNJB.

Com assessoria do MHNJB