Meio Ambiente

Mineração permeia debates sobre os 230 anos da Inconfidência Mineira

Campus Pampulha sediará evento na próxima semana

Barragem de Fundão, em Mariana, dois anos após a tragédia do rompimento da estrutura de contenção de rejeitos
Rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, provocou grande devastação ambiental José Cruz / Agência Brasil

O Centro de Estudos Mineiros promoverá, de 12 a 14 de Junho, o 12º Seminário de Estudos Mineiros (SEM): Mineração, cidadania e História – Inconfidência 230 anos, no auditório do CAD 2, campus Pampulha. O SEM é realizado a cada dois anos e, em 2019, tem o objetivo de relembrar os 230 anos da Inconfidência Mineira, discutindo, de forma aprofundada e crítica, a atividade de mineração no estado – dos primórdios da capitania colonial portuguesa até os dias atuais. Participarão do evento representantes do Ministério Público de Minas Gerais, jornalistas e pesquisadores da UFMG e de várias universidades.

Simpósios temáticos, mesas-redondas e conferências serão realizados ao longo dos três dias. O republicanismo italiano, a representação de Tiradentes antes de sua apropriação pela República e os desastres em Mariana e Brumadinho são alguns dos temas presentes na programação do evento. As atividades buscam somar vozes à necessidade de democratização na discussão dos projetos, seriedade na fiscalização da atividade e responsabilidades do Estado, das empresas mineradoras e das instituições republicanas no trato dessa economia. 

No dia 12, a partir das 14h, Kenneth Maxwell, da Harvard University (Reino Unido), um dos maiores especialistas em Inconfidência Mineira, fará conferência sobre A república constitucional mineira imaginada e perdida.

As inscrições como ouvintes estão abertas até segunda-feira, 10 de junho. Os interessados devem preencher formulário disponível no drive e enviá-lo para o e-mail seminariodeestudosmineiros@gmail.com.