Institucional

Mônica Nassif toma posse como vice-diretora da ECI

Professora integra-se à gestão de Terezinha Carvalho de Souza, iniciada em julho de 2017

...
Mônica Erichsen Nassif: ações sobre questões surgidas no cotidianoRaphaella Dias / UFMG

Tomou posse, na manhã de hoje (quarta, 17), como vice-diretora da Escola de Ciência da Informação (ECI), a professora Mônica Erichsen Nassif. Escolhida em consulta à comunidade realizada em março, ela se integra à gestão da professora Teresinha de Fátima Carvalho de Souza, iniciada em julho de 2017.  Mônica assume o cargo após a morte, em dezembro do ano passado, de Adriana Bogliolo Sirihal Duarte.

Ao dar as boas-vindas a Mônica Nassif, a reitora Sandra Goulart Almeida agradeceu a disponibilidade para a missão, destacando a “importância do trabalho de gestão, dedicado à mediação de conflitos e à defesa de valores como o caráter público, a qualidade e a autonomia da Universidade”.

Mônica afirmou que, além de seguir os planos originais da atual gestão, a ideia é também definir ações e projetos para lidar com novas situações que têm surgido no dia a dia. Terezinha Carvalho de Souza ressaltou a experiência e “ótimas ideias” de sua nova parceria na diretoria, que “tem grande consciência do que significa fazer parte dessa instituição”.

A vice-diretora tem mandato de quatro anos, mas pretende permanecer apenas até o final da gestão atual.

A cerimônia de posse, realizada na antessala do Gabinete, contou também com a presença do vice-reitor, Alessandro Fernandes, e de docentes e gestoras da Escola de Ciência da Informação. 

Trajetória
Doutora e mestre em Ciência da Informação e graduada em Biblioteconomia, Mônica Nassif leciona na UFMG desde 1994. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de gestão estratégica da informação, decisão e inteligência competitiva, gestão da informação e gestão do conhecimento. Estuda as relações entre necessidades, busca e uso de informação e conhecimento de decisores, na perspectiva da cognição situada e incorporada. Coordena o Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação (GECCI), registrado no CNPq.

Mônica Nassif coordenou o Colegiado do Curso de Biblioteconomia da UFMG, o Núcleo de Capacitação de Pessoal em Informação Tecnológica e Gerencial e o Curso de Especialização em Informação Tecnológica. Foi chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação de 2016 a 2019. É membro da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento, como representante do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

...
Terezinha Souza, Sandra Goulart Almeida, Mônica Nassif e Alessandro MoreiraRaphaella Dias / UFMG