Pessoas

Morre a professora Adriana Bogliolo, vice-diretora da ECI

Velório ocorre nesta noite, no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte

Adriana Bogliolo transitava pelas ciências da informação e computação
Adriana Bogliolo transitava pelas ciências da informação e computação Facebook / Carlos Alberto Ávila Araújo

A professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, vice-diretora da Escola de Ciência da Informação (ECI), morreu na manhã desta segunda-feira, dia 3, em Belo Horizonte. Ela tinha 48 anos e há cerca de um ano lutava contra um câncer. Seu corpo será velado ainda hoje, das 19h à meia-noite, na capela Memorial do Cemitério Parque da Colina.

Adriana Bogliolo ingressou na ECI em 2006 como docente da área de Usuários da Informação. Foi coordenadora do Cenex e chefe do Departamento de Teoria da Gestão da Informação por dois mandatos. Liderava o Grupo de Estudos em Práticas Informacionais e Cultura (Epic) e integrava o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar (Gebe).

“Adriana teve uma carreira brilhante. Era séria, correta, sensível. Seus orientandos a chamavam carinhosamente de ‘mãe’. Eu a tinha como parceira, confidente e amiga de todas as horas”, afirmou o professor Carlos Alberto Ávila Araújo, ex-diretor da ECI.

A atual diretora da ECI, Terezinha Carvalho de Souza, conta que se aproximou de Adriana Bogliolo na edição da revista Perspectivas em Ciência da Informação. A relação estreitou-se quando assumiram a direção da Unidade. “Trabalhamos juntas por seis meses, período em que compartilhamos muitas experiências. Fica uma saudade muito grande”, disse Terezinha.

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte era graduada em Ciência da Computação pela UFMG, onde se tornou mestre em Ciência da Computação e doutora em Ciência da Informação. Tinha experiência nas duas áreas e pesquisava temas como usuários da informação, aspectos sociais e culturais da informação, tecnologias, inclusão digital e biblioteca escolar.