Institucional

Morre o professor emérito Ivan Sampaio, da Veterinária

Para a diretora da Escola, Sampaio foi um "mestre no sentido mais profundo da palavra"

...
Sampaio: bom humor e 'presença inspiradora'Acervo pessoal

Faleceu ontem, sábado (22 de agosto), o professor emérito da Escola de Veterinária da UFMG Ivan Barbosa Machado Sampaio. Graduado em Agronomia pela UFRRJ, em 1966, Ivan Sampaio foi homenageado com o título de Professor Emérito em março de 2007 quando foram comemorados os 75 anos da Escola. O velório foi realizado nesta segunda-feira, 24/08, no cemitério Bosque da Esperança, entre 8 e 10 da manhã. O momento foi reservado para familiares e amigos próximos. 

“Difícil falar do professor Ivan sem se emocionar. De sensibilidade notória e competência inquestionável, ele encantava toda a comunidade da Escola de Veterinária e da UFMG  com sua cultura, inteligência e simplicidade. Na sua voz macia, Ivan trazia o anúncio do talento para aquilo a que dedicou sua vida: ser um mestre no sentido mais profundo da palavra", afirma Zélia Lobato, diretora da unidade. 

Professor do Departamento de Zootecnia, Ivan Barbosa fez mestrado em Estatística na Iowa State University of Science and Technology (EUA), na década de 1970, doutorado em Estatística Aplicada na University of Reading (Reino Unido) em 1988, e pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (Espanha), em 1993. Tornou-se referência para a área da Estatística Aplicada às Ciências Agrárias no Brasil.

Já aposentado, a partir de 2006, Ivan Sampaio continuou atuando ativamente da vida acadêmica e teve participação na formação de diversos mestres e doutores. "Mesmo depois de aposentado, nos dava a honra da sua convivência, nos visitando frequentemente e nos brindando com concorridos bate-papos, nos quais reinava seu eterno bom humor. A comunidade da UFMG perde um amigo, um colega e um companheiro. Sentiremos muitas saudades do professor Ivan, de sua presença inspiradora e de suas ideias iluminadas”, comenta Zélia Lobato. 

Em 2011, Ivan Sampaio lançou, na Escola de Veterinária, a tradução de livro publicado em espanhol em 1998, onde reunia mais de 20 anos de conhecimento adquiridos e compartilhados no Departamento de Zootecnia. Sampaio foi eternizado em ilustração cientifica na parede do hall da Biblioteca da Veterinária.  

Reprodução da ilustração cientifica exposta no hall da Biblioteca da Escola de Veterinária.
Reprodução da ilustração exposta no hall da Biblioteca da Escola de VeterináriaArquivo Escola de Veterinária da UFMG

O documento de outorga do título de Professor Emérito, em 2007, menciona que “a figura de educador do professor Ivan tem ainda múltiplas outras virtudes que o tornam uma pessoa admirada, respeitada e amada na comunidade universitária. Como docente e pesquisador, soube fazer a intermediação do conhecimento com a construção da cidadania, ter atitudes e comportamentos irreparáveis, sempre flexível, receptivo e crítico, como convém aos estatísticos com seu background. Inovador na arte e no ofício do ensino, o professor Ivan sempre foi detentor de comportamento ético e cívico exemplar para todos os seus pares. Suas ações são sempre marcadas por elevada dimensão técnica e, sobretudo, por rara sensibilidade humana”.  

Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária