Pessoas

Corpo será velado nesta sexta-feira, das 17h às 22h, no Funeral House

Evando Mirra
Evando Mirra em aula magna para calouros da UFMG em 2016Foca Lisboa / UFMG

Morreu nesta sexta-feira, 15, em Belo Horizonte, aos 75 anos, o professor Evando Mirra de Paula e Silva, emérito da Escola de Engenharia. O corpo será velado hoje, das 17h às 22h, no Funeral House (Av. Afonso Pena, 2.158), e cremado amanhã, no Cemitério da Colina, em cerimônia restrita.

“Era uma pessoa muito especial, um carinho só. Dividi com ele uma fase importante da minha vida e com ele aprendi muito”, comenta a professora Vanessa Guimarães Pinto, reitora da UFMG de 1990 a 1994, de quem Mirra foi vice-reitor. Ela destaca que o professor deixa amigos em toda a Universidade, pois transitava por vários campos do conhecimento, como psicanálise, filosofia e letras.

A reitora Sandra Goulart Almeida aponta a grande capacidade de liderança de Mirra, “que sempre se colocou à disposição da Universidade, pronto para servi-la e defendê-la”. Lembra também que Mirra era um intelectual de reconhecida erudição, “que ia muito além de seu exemplar exercício profissional”.

O professor Ronaldo Pena (reitor da UFMG na gestão 2006-2010) também aponta a “impressionante vastidão do conhecimento”, do amigo, a quem considera um “engenheiro sui generis”. Além do vasto conhecimento técnico, comenta Pena, “ele tinha uma memória fantástica para cultura, esporte, filosofia e uma queda para as ciências humanas”.

Mirra encontrava-se regularmente com amigos da Universidade, entre os quais o próprio Ronaldo Pena e Mauro Braga, aposentado do Instituto de Ciências Exatas. “A UFMG perde uma de suas cabeças mais brilhantes e uma pessoa muito afetuosa. E eu perdi um grande amigo da vida inteira”, depõe Braga.

Para o vice-reitor Alessandro Moreira, Evando Mirra é uma referência não apenas para a para a Escola de Engenharia, mas para a pesquisa brasileira, tendo atuado em instituições como CNPq e Fapemig. "Além de muito preocupado com a questão do ensino, Mirra também sempre foi uma referência por alavancar as atividades de pesquisa e de pós-graduação e por ser um grande apoiador da Universidade”, avalia.

A professora Vanessa Pinto comenta que Evando Mirra, ao se candidatar como seu vice-reitor, “emprestou seu prestígio e depois sua atenção em todo o mandato, trazendo uma riqueza enorme à Universidade, além de ter sido uma pessoa muito presente na pesquisa do país”, destaca.

Em 2016, Evando Mirra ministrou aula magna para calouros na abertura do semestre letivo.

Repercussão
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da qual Evando Mirra foi conselheiro de 1997 a 1999, lamentou a morte do professor. "Ele deu grande contribuição para o universo científico-tecnológico do país", pontificou a vice-presidente da instituição, Vanderlan Bolzani. "Evando Mirra era fascinante com sua visão de que, para atingir patamares de primeiro mundo, o Brasil precisa criar uma cultura inovadora, que ainda não temos. Ele sabia que falta ao país despojamento para utilizar o seu conhecimento e a sua ciência para fazer inovação local", completa.

Trajetória
Professor emérito do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia da UFMG, Evando Mirra de Paula e Silva foi vice-reitor da Universidade na gestão 1990-1994 e pró-reitor de pesquisa, além de chefe de departamento e presidente de diferentes entidades do setor educacional, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com mais de uma centena de trabalhos publicados, Evando Mirra era membro de entidades como Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), Société Française de Métallurgie et de Matériaux (SFM), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC),  American Society for Metals - Internacional (ASM) e Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Foi agraciado com condecorações e prêmios como Membre d´Honneur da Societé Française de Métalurgie et des Matériaux (França) e Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico.

A TV UFMG publicou depoimento de Evando Mirra nas comemorações dos 90 anos da Universidade. Assista:

[Notícia atualizada às 16h15 com a manifestação da SBPC]